Orçamento Participativo contabiliza sugestões de 154 pessoas

Um total de 154 pessoas disponibilizaram seu tempo para preencher o questionário do Orçamento Participativo 2023 – uma ferramenta que permitiu o envio de sugestões, de maneira online, para ajudar o executivo a definir os investimentos do próximo ano.

A ferramenta ficou disponível para preenchimento até o dia 31 de julho e os participantes puderam opinar em setores importantes para o município. A maior porcentagem foi registrada em sugestões na área de Infraestrutura, com 71,43%, seguida pela Saúde, com 57,89% e Meio Ambiente, com 56,39%. Os demais segmentos, como Educação, Segurança, Turismo e Esportes também receberam sugestões, porém, em quantidades menos expressivas.

Ainda foi possível identificar que a maior participação foi do público com faixa etária acima de 50 anos. Além disso, 91% dos que responderam residem em Ubatuba – o que aponta a participação de pessoas que não possuem residência fixa no município, reforçando a democratização da iniciativa.

“O Orçamento Participativo serve para a confecção da Lei Orçamentária Anual. As sugestões recebidas serão apreciadas pelos responsáveis das pastas municipais e pelos técnicos envolvidos, podendo ou não serem acatadas, alteradas e inseridas no projeto final da Lei Orçamentária Anual”, explicou Yan Ferreira Martins, Diretor de Planejamento Orçamentário.