Saneamento básico e balneabilidade em Ubatuba é tema de reunião

Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 2, uma reunião online com representantes do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte, do Gerenciamento Costeiro, da Área de Proteção Ambiental Marinha do Estado de São Paulo, da Sabesp e da Cetesb para debater sobre saneamento básico e balneabilidade das praias de Ubatuba. O objetivo do encontro foi oferecer informações qualificadas e atualizadas sobre o saneamento básico do município.

A prefeita Flavia Pascoal destacou a importância da reunião para o município. “Essa discussão é fundamental para buscarmos melhorias para a nossa cidade e cuidados com o nosso meio ambiente. Esse bate-papo é online e você pode assistir pelo YouTube/ambientesp. Nossa luta por Ubatuba é diária – e nossa recente vitória foi o adiantamento dos investimentos da Sabesp, o que permitirá que até 2024 a nossa cidade tenha 88% do esgoto tratado”.

Durante o evento, Claudia Lamparelli, gerente do Setor de Qualidade de Águas Litorâneas da Cetesb relatou que o trabalho de monitoramento da balneabilidade das praias é realizado há 50 anos, com o objetivo de garantir a proteção da saúde pública. “Monitoramos 167 pontos, sendo 90 no Litoral Norte, por sistema de amostragem, sendo que as cidades que temos mais pontos são: Ubatuba e São Sebastião”.

Ela destacou também que a balneabilidade pode variar conforme as características da praia. “É preciso lembrar que a balneabilidade pode variar conforme as características da praia (se for enseada, aberta), de acordo com a densidade populacional, excesso de chuvas e outros itens”. Ainda no encontro, a CETESB informou que durante 2021 cerca de 56% das praias foram classificadas como ótimas e boas, e 29% como regulares.

Confira a reunião completa no link: https://youtu.be/iqZXGjEuCMM