Prefeitura recebe representantes da região sul para abordar projetos de regularização

Em Ubatuba, moradores dos bairros Lázaro e Sertão da Quina têm enfrentado uma batalha há mais de uma década por algo essencial: a regularização fundiária. Em uma reunião nesta terça-feira, 16 de abril, a Prefeitura de Ubatuba recebeu representantes dos residentes para ouvir seus anseios e oferecer uma solução há muito aguardada.

A proposta discutida é simplificar o processo de regularização, permitindo que os moradores abram os processos diretamente e, com base em uma pré-análise, oficializem as ruas para possibilitar o acesso a serviços básicos, como água e energia elétrica.

“A regularização fundiária vai além da burocracia. É uma questão de dignidade e acesso básico”, destaca o secretário de Habitação, Claudinei Salgado.

Moradores como Manoel Marques Freitas, líder comunitário do bairro Lázaro, é um dos que tentam vencer os obstáculos para alcançar uma solução justa e humana.

Maria de Jesus Barbosa, residente do Lázaro, também compartilhou sua experiência. “Vivi por anos sem energia elétrica, improvisando soluções para suprir necessidades básicas”, conta ela.

Conforme o secretário de Habitação, a reunião evidenciou uma mudança de perspectiva na administração municipal.

“O foco agora está em oferecer uma visão humanitária e moderna para resolver esses problemas, reconhecendo que os tempos mudaram e que a burocracia não pode ser um obstáculo à dignidade humana”, destacou.