Secretário de Turismo de Ubatuba acerta detalhes sobre receptivo de navios

Dando andamento aos preparativos para a retomada das paradas de Cruzeiros Marítimos em Ubatuba, o secretário de Turismo de Ubatuba, Luiz Bischof, foi até a sede da MSC Cruzeiros em São Paulo para falar sobre o andamento da reforma do píer de Ubatuba.

Além das obras, ele ressaltou que a documentação já foi aprovada pela secretaria de Meio Ambiente do Município e agora será encaminhada para a Capitania dos Portos, Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Bischof apresentou o projeto para a gerente de operações da MSC, Eliane Lira e, durante o diálogo, analisaram vários pontos, como questões sobre o tender, processos de colocação das madeiras e a agenda da visita da diretora operacional da MSC, Márcia Leite para vistoria, que deve acontecer em meados de outubro. “O prefeito esteve no local sábado para acompanhar de perto o que está sendo feito”, afirmou o secretário. Segundo Bischof, a execução das obras, realizada pela Companhia Municipal de Turismo (Comtur) e Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdurb), está a todo o vapor.

“A gente percebeu a agilidade do prefeito. Vocês estão de parabéns, porque é difícil ver tanto empenho em pouco tempo”, frisou Eliane.

O projeto também foi exibido ao o gerente de serviços da MSC, Marco Cardoso, que apreciou e aprovou os procedimentos que vem sendo feitos no local.

Detalhes como questões de maré, posicionamento e processos foram explicadas com detalhes por Bischof, demonstrando a preocupação do Governo em realizar tudo com eficiência e funcionalidade, de acordo com as normas da empresa a qual irá atender.

Mais tratativas

Outro assunto abordado com Cardoso foi a escolha da agência operadora selecionada para vender os passeios dentro do navio.

O coordenador de excursões, Jonas Dahmer, ficou responsável por explicar qual o procedimento de escolha, salientando que trata-se de uma negociação na qual a MSC avalia valores e documentações, remetendo tudo à central, localizada em Genebra.

Ele enfatizou que o processo atende à regra mundial e os critérios de escolha referente ao turismo são os mesmos, que envolvem o levantamento de preços – padrão nos portos da América Latina e do mundo. Tanto sobre passeios como embarcações e vans, os custos são levantados, preços comparados e então, tudo enviado à matriz em Genebra para análise do que vale mais a pena, também com relação à oferta de produtos.

“Dessa forma, é feita a devolutiva para as agências que se candidataram, e o próximo passo é  a análise de contratos e documentação, na qual é feita uma pesquisa para conferência, observando se a empresa cumpre as normas e, principalmente, se está de acordo com as Leis Municipais e regras de operação (como alvará, Cadastur e Cnae), além de obter seguro de responsabilidade civil ou de acidente coletivo. Também é feita uma visita técnica”, complementou Dahmer.

Cardoso ressaltou que a MSC não se restringe a contratar somente uma operadora e que a cidade de Ilhabela é um exemplo disso.  “Desde que sejam oferecidos passeios diferentes, não há problema. Se a empresa estiver dentro da legalidade e oferecer outras opções de entretenimento, não temos problema nenhum em analisar a documentação. Sabemos que estamos muito próximos à temporada, mas a empresa está sempre de portas abertas a receber propostas. A concorrência é saudável e nossos processos não são engessados, apenas destacamos que trabalhamos com empresas locais e que estejam com a documentação necessária regularizada”, esclareceu. “Este ano, só conseguimos propostas de empresas legalizadas por termos o apoio do secretário Luiz e do prefeito Sato”, acrescentou o gerente de serviços.

Reunião com MSC (3)