Ação educativa no Teatro Municipal marca semana do Trânsito em Ubatuba

Em comemoração à Semana Nacional de Trânsito, que acontece anualmente de 18 a 25 de setembro, a secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social, por meio da diretoria de Trânsito, promove uma ação de “teatro educativo”.

As peças acontecem no Teatro Municipal de Ubatuba, em seis apresentações: dias 11, 17 e 24 de setembro, em duas sessões/dia – às 8:30h e 14:30h, quando serão apresentados temas da Semana Nacional de Trânsito bem como as infrações de trânsito mais frequentes, tais como:

-Dirigir utilizando telefone celular;

-Cinto de Segurança;

-Bebida alcóolica;

-Equipamento obrigatório (bicicleta);

-Excesso de Velocidade;

-Bicicleta na Contramão/Fora Ciclovia;

-Faixa de pedestre;

-Criança no veículo (banco frente-cadeirinha-Comportamento);

-Vagas especiais (idoso-deficiente).

A duração de cada peça teatral terá, no mínimo, 50 minutos. O público-alvo das apresentações é oficialmente o de alunos de 1ª a 4ª serie do ensino fundamental da rede municipal, porém, demais series não serão excluídas.

“A secretaria cumpre com suas obrigações em reverter parte de sua arrecadação com infrações de trânsito para o programa “Educação para o Trânsito” e a iniciativa faz parte desse programa”, explicou o secretário de Segurança e Defesa Social, Major Rubens Martins Franco Jr.

Ele ainda comentou que a resolução nº 722/2018 do Conselho Nacional de Trânsito – Contran, estabeleceu os temas, mensagens e cronogramas que devem ser desenvolvidos nas Campanhas Educativas de Trânsito, para o ano de 2018.

“Todos os órgãos do sistema Nacional de Trânsito devem trabalhar o mote “nós somos o trânsito”, seguindo o mesmo tema que o do Movimento Maio amarelo. O objetivo é envolver a sociedade nas ações para um trânsito mais seguro, estimulando a todos os condutores, seja de caminhões a bicicletas, pedestres e passageiros, a fazer um trânsito mais seguro”, acrescentou.

“Reconhecemos a importância do ensino e divulgação de ações de respeito, precaução e responsabilidade no trânsito, a fim de alterar as estatísticas alarmantes de acidentes. Quanto mais cedo criarmos essa consciência, mais chances temos de melhorar a realidade, pois formaremos condutores desde pequenos”, pontuou o prefeito Délcio Sato (PSD).

Semana do Transito