Poder Executivo Municipal

Ubatuba participa de encontro com representantes do MTur

Ubatuba participa de encontro com representantes do MTur

Representantes da Secretaria de Turismo de Ubatuba (Setur) estiveram em Bertioga na tarde de terça-feira (26) para participar de um encontro com prestadores de serviço do setor turístico, que contou com a presença de representantes do Ministério do Turismo e agentes fiscais do Cadastur.

O foco do encontro foi destacar a importância do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos –  Cadastur e da formalização para o crescimento do setor. Durante o evento, foram explicadas as vantagens de ser inscrito no Cadastur e possuir o selo do Ministério do Turismo, além de conscientizar que a informalidade na prestação de serviços impacta de forma negativa o desenvolvimento econômico do setor.

A ação faz parte de uma ação educativa do Mtur, que acontece durante toda esta semana nas cidades paulistas, visando ampliar a formalização de meios de hospedagem, que já somam mais de 2,2 mil estabelecimentos do estado inscritos no sistema. O Cadastur já reúne 141.218 operadores inscritos em todo o país, sendo 30.718 no estado de São Paulo.

 

Ubatuba

Atualmente, Ubatuba tem 610 prestadores de serviço inscritos no Cadastur. O objetivo é reunir todos aqueles que estejam legalmente constituídos e em operação. O cadastro permite os credenciados a ter acesso a eventos, feiras, exposições, incentivos e programas ligados à área. O sistema também destaca as atividades turísticas e a cultura local no cenário nacional, atuando como um guia turístico para os consumidores. O cadastro pode ser feito de forma gratuita pelo link: cadastur.turismo.gov.br.

A Setur reforça a importância da conscientização dos empresários em cadastrar o CNPJ no sistema, pois trata-se de uma importante ferramenta no incentivo, fomento e investimentos do Turismo em Ubatuba.

“A ação é importante porque visa garantir segurança e excelência no serviço oferecido pelo trade no município, bem como garantir que os prestadores estejam regularizados, visando coibir situações como a condução de visitantes por pessoas que não são Guias de Turismo, sem o devido credenciamento que o Ministério do Turismo exige e, também, vendas de passeios para atrativos da cidade por meio de agências ilegais”, reforçou a secretária adjunta do Turismo, Jaqueline Dutra.

 

Certificação do Mapa do Turismo Brasileiro

A certificação do Mapa do Turismo Brasileiro é bianual e Ubatuba foi certificada integrando a categoria “A” com validade até maio de 2023 –  o que permite que a cidade esteja apta a receber recursos do Ministério do Turismo. Para tal, é necessário que as empresas e trabalhadores estejam registrados no Cadastur.

“Os principais requisitos que nos fizeram integrar a lista de municípios certificados são: Conselho Municipal de Turismo ativo e destinação da dotação para o Turismo na Lei Orçamentária anual e quadro de detalhamento de despesa vigente”, explicou Jaqueline.

 

Benefícios do Cadastur para os inscritos

Visibilidade para o seu negócio, por meio dos sites www.cadastur.turismo.gov.br ewww.viajelegal.turismo.gov.br;

Oportunidades de qualificação, por meio dos programas e projetos oferecidos por diversas áreas do MTur;

Acesso a linhas de crédito junto a bancos oficiais;

Classificação dos meios de hospedagem;

Oportunidades de negócios e acesso a mercados nacionais e internacionais;

Credibilidade de que a empresa está formalizada e que está operando de acordo com as leis brasileiras; e

Informações e apoio por meio de um Ambiente de Negócios online restrito aos prestadores que estão com o cadastro regular.

Para se cadastrar, é necessário pertencer a uma das 15 atividades cadastráveis junto ao MTur, sendo sete obrigatórias e oito de cadastro opcional:

 

Cadastro obrigatório

Acampamento Turístico

Agência de Turismo

Guia de Turismo

Meio de Hospedagem

Organizadora de Eventos

Parque Temático

Transportadora Turística

 

Cadastro opcional

Casa de Espetáculos & Equipamento de Animação Turística

Centro de Convenções

Empreendimento de Entretenimento e Lazer & Parque Aquático

Locadora de Veículos para Turistas

Empreendimento de Apoio ao Turismo Náutico e à Pesca Desportiva

Prestador Especializado em Segmentos Turísticos

Prestador de Infraestrutura de Apoio para Eventos

Restaurante, Cafeteria, Bar e Similares

 

PRESTADORES CADASTUR 2022 – UBATUBA

 

ACAMPAMENTO TURISTICO – 5

AGENCIA DE TURISMO – 78

MEIOS DE HOSPEDAGEM – 317

ORGANIZADORA DE EVENTOS – 4

PARQUE TEMATICO – 1

TRANSPORTADORA TURISTICA – 43

GUIAS TURISTICOS – 118

APOIO AO TURISMO NAUTICO E PESCA DESPORTIVA – 6

CASA DE ESPETACULOS E ANIMAÇÃO TURISTICA – 0

CENTRO DE CONVENÇÕES – 0

PRESTADOR ESPECIALIZADO EM SEGMENTOS TURÍSTICOS – 28

PRESTADOR INFRAESTRUTURA PARA EVENTOS – 8

LOCADORA DE VEÍCULOS – 2

PARQUE AQUATICO/EMPREENDIMENTOS DE LAZER – 0

/* * VLibras */