SMEL divulga balanço positivo das ações do último semestre

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer divulgou nesta semana um balanço das ações realizadas pela pasta de maio a outubro de 2022. Entre as iniciativas implementadas destacam-se a contratação de serviços de transportes e kit lanches, para os atletas que representam a cidade a nível Regional e Estadual; a aquisição de equipamentos para melhoria dos serviços administrativos; e também de itens de proteção individual para dar mais segurança e conforto aos educadores.

O transporte foi empregado prioritariamente para as competições vinculadas à Secretaria de Esportes e Lazer do Estado de São Paulo, como os Jogos da Melhor Idade, Jogos da Juventude, Jogos Regionais e Jogos Abertos. “Tivemos um ano bem atípico quando se trata de competições. A Secretaria de Esportes e Lazer do Estado de São Paulo, por conta da pandemia, alterou drasticamente o modelo de competições e o serviço de transporte foi essencial para a plena participação nas disputas. Foi uma experiência bem positiva e pretendemos mantê-la”, comentou o secretário de Esportes e Lazer, Tiago Balio.

O secretário lembrou também que as viagens foram planejadas com organização e cuidado. “Para além da logística das viagens, foi ofertada para a equipe técnica toda alimentação em trânsito e os kits lanches (composto de fruta, barra de cereal, suco e misto frio) em viagens para até 4h de duração”.

Segundo o balanço, de maio a outubro deste ano, as equipes da SMEL percorreram 18 cidades dentro do Estado de São Paulo, completando aproximadamente 22.000 km, em competições de 24 modalidades esportivas em diferentes categorias e idades. Neste período, foi aplicado em alimentação em trânsito aproximadamente 20 mil reais e aproximadamente 600 lanches – uma prática inovadora dentro da secretaria.
No quesito aquisição de equipamentos, a pasta também tem muito o que comemorar. Neste ano, foram adquiridos quatro computadores para o setor administrativo, dando melhores condições de trabalho para os funcionários e também equipamentos de proteção individual como protetor solar, chapéu australiano e repelentes – destinados às equipes de zeladoria e também aos educadores que estão expostos a condições climáticas, em especial, aqueles que atuam no Projeto de Esportes Radicais e de Aventura.

“Estamos buscando a cada dia melhorar o cotidiano dos servidores bem como qualificar as ações desenvolvidas. Prova disso, foi a conquista do conserto dos aquecedores da piscina municipal que estavam prejudicando o desenvolvimento das atividades, bem como a compra de uniformes a todos os servidores municipais”, comentou a Diretora Administrativa, Silvia Issa.

Para 2023, a secretaria espera avançar ainda mais em planejamento e organização para oferecer esporte, lazer e qualidade e de vida à população. “Estamos otimistas e com certeza em 2023 teremos um bom ano de competições – com todas essas nossas ações já implantadas e maduras”, salientou Balio.