Ubatuba recebe projeto de vivências de surfe gratuitas para mulheres

Neste semestre, a cidade de Ubatuba recebe o projeto social “Águas de Gaia”, que oferece vivências de surfe gratuitas para mulheres. Segundo a organização da iniciativa, estão previstas novas ações nos dias 17 de setembro, 7 de outubro, 5 de novembro e 2 de dezembro, sempre na escolinha municipal de surfe da praia do Perequê-Açu. Para se inscrever é necessário entrar em contato pelo Instagram do Águas de Gaia (@aguas.de.gaia).

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, apoia o projeto, viabilizando a sede da escolinha de surfe e todos os seus equipamentos. “Tem sido uma experiência bem interessante poder oferecer este tipo de apoio, uma vez que o projeto é belíssimo e sua contribuição muito importante e atual, trabalhando a inclusão da mulher no esporte e seu empoderamento”, explicou secretário de Esportes e Lazer, Tiago Balio.

O projeto social Águas de Gaia teve início em Ubatuba, no mês de junho, quando atendeu cerca de 50 mulheres. Ainda neste semestre, a iniciativa deverá estar presente também em outras cidades do litoral de São Paulo, como Bertioga, São Sebastião e Caraguatatuba, com previsão de atendimento de mais de 800 mulheres.

Totalmente feito de mulheres para mulheres, o projeto promove práticas de surfe e a conexão e a transformação para mulheres por meio de práticas oceânicas. A partir de um método próprio, as aulas mesclam o yoga a outros saberes ancestrais e ao conhecimento do mar, conectando as mulheres entre si e essas com o oceano, tornando a experiência terapêutica.

Todas as vivências oferecidas contam com refeição para as participantes, cuidadoras para as crianças, se houver necessidade, e há possibilidade de organizar transporte para as participantes.