Poder Executivo Municipal

Campeonato Surf For Friends tem foco na solidariedade

Campeonato Surf For Friends tem foco na solidariedade

Neste sábado, 4, a praia de Itamambuca será mais uma vez palco do campeonato TBW Incorporadora Surf for Friends 2021. A competição de surf terá a participação de 72 atletas em 4 categorias, sendo elas: open vale, gran master vale, open São José dos Campos e open local. 

O organizador e um dos idealizadores do evento, Rodrigo Mendes, conta que o principal propósito do evento é ajudar o Hospital do GACC (Grupo de Apoio à Criança com Câncer), que cuida de crianças de todo o Vale do Paraíba e Litoral Norte. “A gente tem também um ambiente de união entre famílias, amigos, onde o mais importante não é o resultado da competição, mas um dia de confraternização dentro do calendário do surfe do Vale do Paraíba e litoral norte, mais especificamente Ubatuba”, destacou. 

Outros  dois pilares do campeonato são a sustentabilidade e a inclusão social. “Em 2018 a gente começou com um campeonato fazendo demonstração do surfe adaptado na areia e também a realização de placas de conscientização ambiental,  plantação de mudas de jundu e espécies em extinção”, contou Rodrigo. Esse ano simultaneamente a competição terá uma ação praia limpa realizada por um dos parceiros do evento, a Organização Cidade Esportes. 

Segundo Mendes, a valorização da família e o espírito de solidariedade inspiraram a criação do Surf For Friends. “A gente quis fazer algo que alegra o nosso coração. Diante dos valores que a gente tem, da nossa cultura, daquilo que a gente vê como necessidade regional e pra sociedade como um todo. A valorização do seio familiar, a ajuda para um hospital que faz um trabalho lindo com crianças com câncer e que enfrentou dificuldade financeira muito grande há um tempo atrás e quase veio a fechar. Por isso, o campeonato vai muito além da competição de surfe”.

Rodrigo acrescentou que acredita que cada um tem a sua missão e faz questão de ressaltar que reconhece também a importância dos eventos que são destinados a fomentar o esporte, atletas, esportistas e surfistas a nível profissional, que têm um papel vital para o desenvolvimento do cidadão. “Porém, a gente acredita que a nossa missão é organizar um evento nesse formato, com foco na solidariedade”.

/* * VLibras */