De acordo com a Defesa Civil estadual, nesta quarta-feira (20), o tempo ainda permanece com chuva fraca e isolada. Nas demais áreas, ocorre apenas variação de nebulosidade e faz calor, principalmente no interior paulista. No período da tarde, o tempo volta a secar aumentando o risco de incêndios, principalmente no interior.
Na quinta-feira (21), o sol aparece ao longo do dia e as temperaturas aumentam de forma rápida. Não há previsão de chuva, a umidade relativa do ar fica abaixo dos 30% no norte do Estado e as rajadas de ventos podem chegar a 40km/h no oeste paulista, favorecendo a propagação de queimadas.
A orientação do órgão é para que as pessoas não joguem cigarros ou fósforos acesos às margens das rodovias e não façam queimadas para limpar terreno ou eliminar resíduos diversos.
Além de destruir a vegetação nativa e matar animais, os incêndios florestais podem queimar pastos e atingir casas, galpões, armazéns e instalações rurais, além de colocar em risco a vida de pessoas e de animais domésticos.
Quem provoca incêndio em mata ou floresta pode pegar prisão de 2 a 4 anos e, ainda, pagar multa pelo crime ambiental previsto na Lei 9.605 /98. Qualquer cidadão pode denunciar o crime contra o meio ambiente tendo seu anonimato garantido. Se você tem alguma denúncia sobre queimada, a Prefeitura de Ubatuba orienta o contato imediato com a Polícia Ambiental.
Em casos de incêndios próximos a residências ou em áreas de vegetação isolada, recomenda-se acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Balões
Com a chegada das festas juninas e julinas, é preciso ficar atento. Além das tradicionais fogueiras, é importante lembrar que a prática de soltar balões é considerada crime pela Lei de Crimes Ambientais Brasileira desde 1998. Não somente soltá-los, assim como a fabricação, comercialização e transporte são cabíveis de detenção e multa.
As consequências de um balão desgovernado vão desde incêndios em florestas, residências e indústrias até interferência no tráfego aéreo, principalmente para aeronaves de pequeno porte.
Crimes ambientais
Para ocorrências como desmatamento e queimadas é necessário contatar a Polícia Militar Ambiental, o que pode ser feito pelo telefone 3832-2876.
Meio Ambiente
Ocorrências ambientais podem ser reportadas à Secretaria de Meio Ambiente que elabora relatórios e encaminha demandas para a Polícia Ambiental. Contato pelo e-mail meioambiente@ubatuba.sp.gov.br ou pelo telefone (12) 3833-2439.