Saúde realiza testes gratuitos para identificação de hepatites

Para identificar e tratar precocemente as hepatites virais, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando ao longo deste mês testes gratuitos de hepatites B e C em diversos locais do município e em algumas unidades de saúde. As ações fazem parte da campanha “Julho Amarelo”.

O teste rápido é feito por uma pequena picada no dedo da mão e o resultado concluído em poucos minutos. Em caso positivo, o paciente é direcionado para tratamento. A recomendação é para que toda pessoa seja testada pelo menos uma vez na vida.

Na tarde desta quarta-feira (19), os testes serão realizados no Supermercado Maná, na Estufa II. Na sexta feira (21), as testagens acontecem nas UBSs dos bairros Perequê-Açu, das 9h às 12h; Jardim Carolina, das 9h às 15h; e Camburi, das 8h30 às 14h. A programação segue até o dia 31.

As hepatites virais são infecções que acometem o fígado, causadas por vírus classificados como A, B, C, D e E. Por serem doenças silenciosas, com poucos sintomas na fase inicial, diagnosticar requer ações constantes. As formas de contágio são diversas e podem ser por contato com água e alimentos contaminados, sexo desprotegido, transmissão materno-infantil, compartilhamento de objetos para uso de drogas e até mesmo falta de esterilização em materiais de manicure, tatuador, dentista, entre outros serviços que não obedeçam às normas de biossegurança.

Além dos testes oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), conforme dias e horários descritos abaixo, os dias 28 e 29 concentrarão dois grandes mutirões: na sexta-feira de manhã a testagem acontecerá na Casa de Passagem, que oferece serviços a pessoas em situação de rua e, à tarde, uma equipe da saúde estará na Praça 13 de Maio e na Rodoviária Verdebus. No sábado de manhã a campanha de testes será realizada na Feira Livre da Praça BIP.

Confira a programação da campanha “Julho Amarelo”:

Dia 19: Supermercado Maná na Estufa II – às 14h

Dia 21: UBS Perequê-Açu – das 9h às 12h