Trabalho de Ubatuba está entre os 30 premiados em Congresso de Saúde

Uma iniciativa de Ubatuba foi uma das 30 premiadas na 19ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios paulistas, que aconteceu durante o 36º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo “Dr. Sebastião de Moraes” – COSEMS/SP,  de 15 a 17 de março, na cidade de São Pedro.

Ao todo, foram inscritos 1.496 trabalhos, de 105 municípios e o resultado positivo para Ubatuba foi resultado do trabalho inscrito pela Secretaria Municipal de Saúde com o tema:  Certificado de situação vacinal para crianças e adolescentes em unidades escolares municipais.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica (Viep), enfermeira Alyne Ambrogi, foi a responsável pela inscrição do projeto que representou a cidade. De acordo com ela, a iniciativa de aliar a rematrícula das escolas com a solicitação desse certificado surgiu em 2021, pois os profissionais da Educação não são habilitados a avaliar carteira de vacina .

“ Instituindo esse certificado impresso temos garantia, pois a avaliação é feita por profissionais da sala de vacina após analise das carteiras de vacinas. Caso as doses  estejam de acordo com calendário nacional de vacina, temos a garantia de qualificação da informação, bem como a melhoria da cobertura vacinal, pois a criança ou o adolescente devem estar com tudo em dia para que seja fornecido esse certificado e, desse modo, conseguimos resgatar os atrasos vacinais”, explicou a coordenadora.

Ela ainda comentou que, em 2022, houve a adesão efetiva do projeto. “Após nos reunirmos e alinharmos a atuação conjunta entre Saúde e Educação, foi possível aliar o processo de rematrícula escolar ao período de campanha de vacinas. Nossa cobertura de pólio foi maior que a média nacional e nossa cobertura relacionada a outras vacinas melhorou muito. Para mim, foi uma honra poder ter contribuído dessa forma ao município e, ainda mais, ter um trabalho premiado”, comemorou Alyne.

As 30 iniciativas premiadas irão representar o estado no Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que acontece em Julho.