Poder Executivo Municipal

Brasil Ultra Triathlon Ub 515 tem largada nesta sexta (29) em Ubatuba

Brasil Ultra Triathlon Ub 515 tem largada nesta sexta (29) em Ubatuba

Na próxima sexta-feira, 29, Ubatuba mais uma vez será o palco da largada de uma das provas consideradas “queridinhas” do município: o “UB515 – Brasil Ultra Triathlon Campeonato Sulamericano de Ultra Distância” – única prova de triathlon da América do Sul na distância Ultraman.

São três dias de prova que será disputada entre 28 atletas, 27 homens e uma mulher, enfrentando 10km de natação e 145km de pedal no primeiro dia; 276km de pedal no segundo dia e correr o equivalente a duas maratonas (84,4km) no terceiro. A largada do primeiro dia acontece às 6 horas da manhã, no Terminal Turístico do Perequê Açu.

Ubatuba terá um representante na competição: o triatleta Maicon Amaro. Para ele, as expectativas para a prova são as melhores, porém, o que ele mais valoriza é a experiência adquirida com os treinos e a preparação.

“Estou feliz por ter concluído um ciclo de treinamento muito duro. A partir de amanhã serão três dias especiais de uma conquista que já tive, que são os treinos. A preparação vem desde 2020, pois com a pandemia a prova foi adiada duas vezes. Graças a Deus, daqui a umas horas, eu entro na linha de largada para executar o sonho do UltramanBrasil. É mais gratificante ainda saber que gente tem boa parte de Ubatuba na torcida para que tudo saia bem”, compartilhou Amaro.

O secretário de Esportes e Lazer de Ubatuba, Tiago Balio, lembrou que este é um evento que já faz parte da cultura esportiva do município. “Trata-se de uma iniciativa muito peculiar, que a cidade já acolhe há anos. Estamos muito felizes em sediá-lo por mais um ano, pois é uma organização exemplar e impecável: um verdadeiro modelo de gestão esportiva que agrega ao município”, enfatizou.

Turismo esportivo

Assim como em 2019, última edição antes da pandemia, o encerramento da prova também acontece em Ubatuba.  O secretário de Turismo de Ubatuba, Alessandro Luís Morau, que também é atleta, destacou a importância do turismo esportivo para o município, principalmente, um evento do porte do UB-515. “Os atletas são sempre bem-vindos em Ubatuba, que é uma cidade que apresenta características propícias para a realização desse tipo de prova. Inclusive, é um objetivo da Setur promover mais iniciativas do gênero durante este ano, aproveitando a retomada da economia pós-covid 19”, disse.

A competição é feita nos mesmos moldes do Campeonato Mundial, tradicional na ilha de Kailua-Kona, no Havaí (EUA). Para participar do evento é necessário ser selecionado pela organização mediante prévia candidatura.

/* * VLibras */