Poder Executivo Municipal

Com chuva intensa, Defesa Civil vistoria áreas de risco em Ubatuba

Com chuva intensa, Defesa Civil vistoria áreas de risco em Ubatuba

Com as chuvas intensas desde o início da semana em Ubatuba e previsão de acúmulo de até 200 mm até sábado, 1º de outubro, a Defesa Civil está realizando vistoria em áreas de risco espalhadas pelo município.

Nesta quinta-feira, 29, uma equipe esteve no bairro Bela Vista para atender uma ocorrência de deslizamento de massa. O local já sofreu deslizamento nas fortes chuvas em abril e, por isso, se encontra sem famílias e isolado. Entretanto, o acúmulo de chuva e o encharcamento do solo fez com que descesse um pouco de terra.

“Por isso, a Defesa Civil realizou uma ação de prevenção de talude no local, tomando as medidas necessárias e fazendo a colocação de lona para evitar mais deslizamento”, explicou diretor da Coordenadoria de Defesa e Proteção Civil, Ricardo Domingos Gil.

Em algumas regiões, o acumulado de chuva nas últimas 72 horas ultrapassa os 100 mm, colocando o município em estado de atenção. Os locais com maior índice são Ubatumirim (Região Norte) , com 201,02mm, Lagoinha (Região Sul), com 149,7mm, e Itamambuca (Região Norte), com 146,38 mm. Os menores índices estão na região Oeste e Central, entretanto, também ultrapassam os 100 mm.

É importante lembrar que, em situações de alagamento, a recomendação é não atravessar as áreas atingidas e nunca enfrentar enxurradas. Em caso de situações como essas, a população pode acionar ajuda da Defesa Civil pelo telefone 199.

Caso a população queira receber os alertas meteorológicos de risco da Defesa Civil estadual, basta se cadastrar pelo 40199, inserindo o CEP da rua da residência. Quem já possuía cadastro com o CEP genérico 11680 deve se recadastrar, inserindo o código da rua.

/* * VLibras */