Poder Executivo Municipal

Ubatuba realiza Semana do Bebê pela primeira vez

Ubatuba realiza Semana do Bebê pela primeira vez

Entre os dias 14 e 20 de maio, Ubatuba realizará a Semana do Bebê e do Brincar, uma iniciativa da Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância – abraçada pelo Programa Primeiríssima Infância e executada pelo comitê de trabalho local, que reúne equipes de diferentes secretarias municipais como Educação, Saúde e Cidadania e Desenvolvimento Social.

O objetivo da semana é chamar a atenção para a importância da primeira infância (até os seis anos de idade) para o desenvolvimento das capacidades cognitivas, motoras, socioafetivas e de linguagem das crianças.

Segundo diferentes estudos demonstram, além de condições biológicas e materiais adequadas, o desenvolvimento integral da criança necessita de carinho, afeto e ações de estímulo sensorial, que são fundamentais para o aperfeiçoamento de diferentes funções, como, por exemplo, o planejamento e a memória.

“A brincadeira é um importante estímulo já que incentiva a curiosidade e motiva o sentido exploratório das crianças”, destaca a pediatra Maira Mendonça Lobo, articuladora do programa Primeiríssima Infância em Ubatuba.

Abertura

A inauguração oficial da Semana do Bebê acontece na segunda-feira, 15, às 17 horas, na Câmara Municipal de Ubatuba, que fica na rua Antônio Marques do Vale, 250 – Silop (próximo ao batalhão da Polícia Ambiental). A programação da cerimônia de abertura inclui apresentação de repertório infantil da Banda Lira Padre Anchieta e do Projeto Brincadeiras de Roda, composto por crianças da comunidade remanescente do Quilombo da Caçandoca.

Será realizada uma introdução com esclarecimentos sobre a atuação do Programa e a justificativa de se adotar uma semana do bebê anual, bem como palestra inaugural com Renata Ramos Martins, graduada em pedagogia e especialista em Educação Lúdica, ex-integrante da Rede Nacional da Primeira Infância.

Programação descentralizada

Mais de 100 atividades acontecerão de maneira descentralizada por toda a cidade, em equipamentos públicos como as unidades de saúde e de assistência social, escolas de educação infantil e a Biblioteca Municipal, além de iniciativas em igrejas, nas entidades sem fins lucrativos que atuam no município e também no hospital Santa Casa.

A semana começa já no domingo, Dia das Mães, 14, com uma roda de dança circular para crianças e seus cuidadores (pais, mães, familiares e demais responsáveis), às 10 horas da manhã, em frente ao Sobradão do Porto (praça Anchieta), no Centro.

Ao longo de semana, já há oficinas confirmadas de shantala e yogaterapia na Santa Casa e, na Biblioteca Municipal, acontecerão oficinas de leitura para bebês, confecção de bonecas Abayomi e travesseiros aromáticos. Já a equipe multiprofissional da UNIR – Unidade de Reabilitação – realizará a Oficina do Brincar, dirigida às famílias de crianças acompanhadas no serviço. Algumas das atividades têm vagas limitadas e necessitam de inscrição prévia.

Também serão mostradas pílulas do documentário “O começo da vida” antecedendo as sessões no Cine Porto. O filme na íntegra será exibido em sessões que acontecerão no CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Rua Maranhão, 279), no dia 16, em diferentes creches e escolas e no Quilombo da Caçandoca. O trailer do filme pode ser visto no link: https://www.youtube.com/watch?v=K93pR1z9jz0

No dia 19, a partir das 11 horas, no Calçadão do Centro, o Centro de Referência em Álcool e Drogas (CREAD) e a UNIR realizam a atividade “Brincar faz bem para a Saúde Mental?”, que integra também a semana de luta antimanicomial.

Capacitação de profissionais

A semana inclui ainda um treinamento para as equipes de saúde da família das 14 às 17h, no auditório da Unitau – campus Ubatuba (av. Castro Alves, 392 – Itaguá), durante os dias 16, 17 e 18 de maio, referente ao uso da cartilha “Toda hora é hora de cuidar” (disponível online no site: https://www.unicef.org/brazil/pt/todahoracartilha.pdf)

O material é um instrumento de apoio ao trabalho das equipes e funciona como um roteiro sobre vários aspectos que cercam o bem-estar infantil, sobretudo junto às famílias de maior vulnerabilidade social, identificando e fortalecendo suas potencialidades.

Encerramento

O encerramento acontece no sábado, 20, a partir das 16 horas, na Praça Treze de Maio, com engatinhada de bebês ao som das músicas do show “Tô brincando”, de Luis Perequê, e participação dos artistas palhaços Pirulinha e Miudinho, distribuição de mudas de pitanga e livros infantis, e cobertura fotográfica a ser realizada pelos alunos do curso de fotografia da Fundart.

Clique para baixar a programação completa ou visite a página Facebook do programa: www.facebook.com/ubasppi

 

programacao-semana-bebe-brincar-ubatuba-final

Funcionario
/* * VLibras */