Ubatuba sediará I Jornada da Rede da Pessoa com Deficiência do Litoral Norte

Conscientizar gestores e propor ações e políticas municipais para que as cidades do Litoral Norte de São Paulo sejam mais acessíveis para todas as pessoas com deficiência é o objetivo da I Jornada da Rede da Pessoa com Deficiência do Litoral Norte, que acontecerá entre os dias 3 e 5 de dezembro, em Ubatuba.

O evento contará com a presença dos secretários de Saúde das quatro cidades do Litoral Norte – Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba – além de representantes do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems) e do Departamento Regional de Saúde (DRS) XVII, bem como das secretarias municipais de Educação, Esportes e Lazer, Desenvolvimento Social e Arquitetura e Urbanismo de Ubatuba.

A jornada é gratuita e aberta a todas as pessoas interessadas no tema e é organizada pela Unidade Integrada de Reabilitação (Unir), da secretaria de Saúde de Ubatuba. A programação inclui temas como acessibilidade e mobilidade, lazer, trabalho, acesso à saúde e equipamentos de auxílio à locomoção.

O evento começa no dia mundial da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro, data destinada a estimular a reflexão na sociedade sobre as dificuldades enfrentadas pela pessoa com deficiência como, por exemplo, barreiras arquitetônicas, transporte insuficiente, ausência de interpretação em libras ou de adaptações para deficientes visuais.

A programação desse primeiro dia é ao ar livre. Das 8 às 12 horas, na Praia do Perequê-Açu, há surf adaptado, programa Praia Acessível e atividades recreativas. Já no período da tarde, entre 14 e 18 horas, a programação acontece na Praça Capricórnio e inclui atividades recreativas, exposição e venda de artesanato de artistas locais com deficiência e show musical para encerrar o dia.

Nos dias 4 e 5 de dezembro acontecem os debates, todos realizados no auditório da Câmara Municipal, que fica na rua Antônio Marques do Vale, 250, no Silop, próximo ao batalhão da Polícia Ambiental.  No dia 4, a partir das 18 horas, a programação inclui palestras sobre lesões neurológicas que provocam deficiências, transtornos psíquicos, cuidados à pessoa com deficiência, além de depoimentos de pessoas com deficiência e seus familiares.

Já no dia 5, a partir das 14 horas, haverá palestra sobre o atendimento odontológico a pacientes especiais e uma mesa redonda sobre a rede de cuidados à pessoa com deficiência, com ênfase nas políticas municipais e concessão de materiais auxiliares de locomoção (OPMs). A jornada se encerra com homenagem aos 20 anos de existência da Unir.

Confira a programação completa

1122-jornada-pessoa-deficiencia-Convite_UNIR