Poder Executivo Municipal

21 de janeiro: Ubatuba completa um ano de vacinação da Covid-19

21 de janeiro: Ubatuba completa um ano de vacinação da Covid-19

O dia 21 de janeiro de 2021 se tornou uma data importante para Ubatuba, quando a expectativa pela imunização da Covid-19 se tornou realidade do município com a primeira vacinação realizada em uma técnica de enfermagem da Santa Casa da cidade. O início da aplicação da vacina causou emoção na população, principalmente nas equipes de saúde que há meses estavam na linha de frente do combate à Covid na expectativa da imunização necessária.

“É uma emoção muito grande participar deste momento histórico e saber que a vacina chegou e daqui a algum tempo vamos poder nos abraçar. É a cura chegando”. Esse foi o depoimento da primeira vacinada no município, Terezinha do Rosário, de 57 anos, que integra a equipe de enfermagem da Santa Casa. O imunizante aplicado foi da CoronaVac, desenvolvido pela parceria entre o Instituto Butantan e a Sinovac.

Após 1 ano de intensa campanha de vacinação, Ubatuba atingiu índices elevados de imunização. Dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica do município no último dia 20 de janeiro mostram que já foram aplicadas 166.034 doses, somando todas as fases disponibilizadas.

1ª dose = 80.145

Dose única = 2.109

2ª dose = 68.207

Dose de reforço = 15.573

O boletim informa que Ubatuba conta com 90,26% dos moradores vacinados com primeira dose ou dose única, e 77,94% vacinados com duas doses. O índice também leva em consideração os residentes do município vacinados em outras cidades do estado.

Vacinação Infantil

Para a comemoração ficar ainda melhor, neste mês de janeiro teve início a vacinação de Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos. Iniciada com prioridade no dia 18 para indígenas, quilombolas, PCDs (Pessoas com deficiência) e com comorbidades graves, a vacinação infantil será aberta para todas as crianças de 5 a 11 anos, a partir da próxima segunda-feira, dia 24. Ubatuba será uma das primeiras cidades a liberar a vacinação sem prioridade.

Dose da Esperança  

Esperança é a palavra que define a população que acreditou, esperou e tem seguido o cronograma de vacinas, garantindo a imunização completa contra a Covid-19. “Esse é um momento histórico para nós e uma grande vitória para os profissionais da saúde que tanto vem se dedicando para atender a população. Nosso desejo é que todos possam receber rapidamente a vacina e caminharmos assim para o fim da pandemia, que com certeza deixará grandes lições para o mundo. Essa é a dose da esperança”, ressaltou há 1 ano a gerente de enfermagem da Santa Casa, Cintia Cristina da Silva.

 

/* * VLibras */