Equipe de natação da Piscina Municipal terá o atleta do mês em 2022

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer promoverá neste ano de 2022 para as equipes de treinamento e aperfeiçoamento da natação o projeto Atleta do Mês. Como meio de incentivar a disciplina, dedicação e responsabilidade entre os atletas serão avaliados os 34 alunos mês a mês.

O professor Antônio Pinto ressaltou que está avaliando a equipe desde o início deste mês, a primeira classificação do Atleta do Mês de janeiro será no início de fevereiro. “São avaliados a frequência, a maneira como ele se comporta no treino, que é a participação, a atenção e o senso de coletividade. Por mais que seja uma modalidade individual, independe, porque a gente divide espaço e material”.

Todos os atletas da equipe de treinamento e aperfeiçoamento da natação irão ser avaliados e estarão concorrendo a premiação do Atleta do Mês. “Todos da equipe mesmo tendo responsabilidades diferentes irão participar da avaliação, por exemplo, os mirins treinam duas vezes na semana, os novos atletas três vezes, mas acima da categoria infantil, treinam todos os dias, de segunda a sexta e às vezes no sábado, então essa é a diferença, todos os alunos serão avaliados de acordo com sua responsabilidade”, frisou Antônio.

Antônio destacou que nos treinos os alunos aprendem mais que os exercícios de natação, eles passam a ter mais responsabilidades, e estarem sendo avaliados os incentiva a ser melhores em todos os critérios. “O objetivo principal é que eles melhorem em todos esses critérios de avaliação: frequência, treinos, participação, atenção, senso de coletividade, e também a parte social, como saber lidar com as diferenças”.

“O desempenho dos atletas melhora, uma vez que eles sabem que da possibilidade de ganhar essa condecoração e, mesmo que não tivesse nenhuma premiação, como eles já são atletas de competição, naturalmente eles têm essa competitividade, e isso é muito importante. Eles querem evoluir, isso é uma coisa que estimula essa evolução e melhora, mesmo que eles só ganhem simplesmente a condecoração ou mesmo o reconhecimento entre os colegas, pra eles isso já de extrema importância”, completou Antônio.

O resultado será divulgado toda primeira semana útil de cada mês de 2022, e cada Atleta do Mês receberá uma medalha do mês de referência, como uma forma simbólica da Prefeitura Municipal de Ubatuba por meio da Secretaria de Esportes e Lazer reconhecer o desempenho da equipe que representa o município de Ubatuba nas competições de natação.

Para a diretora de projetos esportivos da Secretaria de Esportes e Lazer o projeto atleta do mês vem para incentivar o aluno, fazendo com que ele compreenda que, com assiduidade nos treinos, força de vontade, resiliência e disciplina sua capacidade e performance vão se aprimorar. “Deve-se destacar ainda que, para além disso, o atleta entenda que o esporte significa, promoção de saúde, melhora autoconfiança, concentração, disciplina, bem como suas áreas sociais, e muito mais”. Ela completou destacando que quanto mais se é investido em esporte, maior é a disciplina na escola e em suas atividades, tem-se menos atendimentos na área da saúde e segurança, criando uma rotina e hábitos saudáveis.

Essa ação está sendo realizada na modalidade natação por já dispor de uma equipe de treinamento e aperfeiçoamento. A pasta pretende integrar outras modalidades neste projeto assim que as equipes forem fixadas também com rotinas de treinamento.