Saúde reforça importância da vacinação contra a meningite

A campanha de vacinação contra a meningite continua em Ubatuba para profissionais da educação e da saúde e também para adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não garantiram a dose que integra o Calendário Nacional de Vacinação. A imunização será oferecida até o dia 31 de julho, ou enquanto durarem os estoques, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, conforme dias e horários especificados no site da Prefeitura de Ubatuba.

A vacinação da meningite (meningocócica C) protege contra a doença que se caracteriza por uma inflamação aguda, que pode ser causada por vírus, bactérias, parasitas ou fungos, e resultar em infecção no cérebro, na medula espinhal e na corrente sanguínea. A imunização evita a ocorrência de surtos, sequelas e óbitos.

Para se vacinar é preciso apresentar um documento com foto e carteirinha de vacinação. Os profissionais da saúde e da educação devem ainda comprovar o exercício da profissão.

A enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Ubatuba, Alyne Ambrogi, enfatiza que esta é uma oportunidade importante para proteger profissionais da saúde, da educação e alunos. “Os postos de saúde e as escolas são ambientes de muita circulação de pessoas e pedimos a todos os profissionais e estudantes que utilizem desse direito de se imunizar para aumentar a proteção e diminuir os riscos de incidência da doença no município”, ressalta a coordenadora.