Secretaria de Saúde divulga alterações na vacinação contra Covid-19

Cerca de 3.500 pessoas se vacinaram contra a Covid-19 desde a quarta-feira, 16 de junho, início da vacinação do grupo de pessoas de 50 a 59 anos sem comorbidades. A imunização aconteceu na quarta e na quinta-feira em dois polos: um no Centro, instalado no salão da igreja São Francisco, e que atendeu em horário estendido, até as 21 horas, e outro no Ipiranguinha. Outros grupos prioritários do calendário também puderam ser vacinados, como pessoas com deficiência permanente e grávidas.

A vacinação continuará em andamento nas próximas segunda e terça-feira, desta vez nos bairros do Perequê-Açu e da Maranduba. Porém, devido à alta procura, ao número insuficente de doses e à equipe reduzida, a Atenção Básica e a Vigilância em Saúde reorganizaram a estratégia.

Entre as decisões, está a alteração do horário do início da vacinação em todos os polos, que passa a ser a partir das 9 horas, com uma distribuição limitada de senhas por dia. Não haverá vacinação em horário estendido.

Outra mudança foi a transferência do polo previsto para o posto de saúde do Perequê-Açu para o terminal turístico da Comtur, localizado na rua Madame Janina, 28 (próximo ao Centro de Capacitação do Fundo Social de Solidariedade), que tem espaço para acolher maior número de pessoas.

Assim, tanto na segunda, 21, quanto na terça-feira, 22, o grupo de 50 a 59 anos continuará a ser vacinado, desta vez nos polos instalados na Comtur e no posto de saúde da Maranduba, na região Sul. Em cada um desses polos, serão distribuídas 200 senhas por dia. No dia 22, também haverá vacinação no polo da São Francisco a partir das 9 horas, com distribuição de 150 senhas.

A Vigilância em Saúde explicou que se novos lotes com doses da vacina forem entregues pela secretaria estadual de Saúde, haverá ampliação de dias de funcionamento nos polos da Comtur, de segunda a quinta-feira, e da São Francisco, de terça a sexta-feira, bem como maior número de senhas distribuídas.

“O objetivo é que não falte vacina em nenhum dia e lugar”, destacou Alyne Ambrogi, chefe da seção de Vigilância Epidemiológica. “Ainda não sabemos quantas doses chegarão para a faixa etária seguinte, de 43 a 49 anos e se virão fracionadas por idade. De todas as formas, já nos preparamos para distribuir igualmente as doses nos polos e ampliar equipe e pontos de vacinação”, finalizou.

A equipe da Saúde reforça a importância de que todas as pessoas se cadastrem no site Vacina Já https://vacinaja.sp.gov.br/ pois isso reduz o volume de trabalho de digitação posterior, necessário para o monitoramento da aplicação das doses.

Outro alerta é que a população fique de olho na página internet da Prefeitura de Ubatuba www.ubatuba.sp.gov.br e no facebook https://www.facebook.com/PrefeituraMunicipalDeUbatuba para qualquer alteração no calendário da vacinação.