Poder Executivo Municipal

Oficinas culturais online estão com 760 vagas abertas

Oficinas culturais online estão com 760 vagas abertas

Estão abertas as inscrições para diversas oficinas culturais online e gratuitas que acontecerão no mês de julho. Os cursos são variados e incluem temas como tradução literária, edição de fotos no celular, escrita cinematográfica, produção de filme, escrita e elaboração de projetos culturais, entre outros. As atividades acontecem ao vivo através do aplicativo Zoom.

As inscrições tiveram início nesta segunda-feira (12) e seguem até o preenchimento das vagas disponíveis para cada oficina. Para se inscrever é necessário entrar nos links disponíveis para os cursos e conferir a faixa etária e os materiais exigidos antes de confirmar o cadastro.

As oficinas são oferecidas pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciadas pela Poiesis – Organização Social de Cultura. No total, 760 vagas serão disponibilizadas para as 19 oficinas.

Os links de todas as atividades do programa com inscrições abertas estão reunidos em: linktr.ee/oficinasnointerior.

Confira as oficinas disponíveis e os links para inscrição:

FORMAÇÃO PARA CONSELHOS DE CULTURA

Coordenação: Ivan Montanari

Datas e horário: 27/718h30 às 21h30

60 vagas

Inscrições: de 12/6 até o preenchimento das vagas

Público-alvo: Membros de Conselhos de Cultura ou de Políticas Culturais e sociedade civil.

Plataforma: Zoom

Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/kFySLZCQtpencLsG7 

Por conta das novidades no contexto das políticas públicas para o fomento à cultura, tem sido crescente a busca pela criação e aprimoramento de Conselhos de Cultura, uma instância de participação que tem ganhado espaço no intuito de organizar uma governança mais próxima da comunidade cultural. Assim, essa proposta se apresenta no intuito de capacitar conselheiras(os) de cultura para desenvolver suas funções com maior propriedade e conhecimento a respeito da gestão pública da cultura. Assim, serão introduzidos os conceitos envolvidos nessa área e oferecer ferramentas para o desenvolvimento de políticas culturais estruturantes e que contribuam com o desenvolvimento dos municípios.

Ivan Montanari é Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo, especialista em Gestão e Políticas Culturais pela Cátedra UNESCO de Políticas Culturais e Cooperação da Universidade de Girona (Espanha) e graduado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2010). Foi Secretário Municipal de Cultura e Turismo (2016), e Chefe da Divisão de Cultura de Bragança Paulista (2014– 2016). Integrou diversas comissões de avaliação em editais, como o dos Programas Vocacional e de Iniciação Artística (PIÁ), da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, e do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

 

OFICINA DE TRADUÇÃO LITERÁRIA

Coordenação: Ellen Maria Vasconcellos

Datas e horário: 24, 26 e 31/7 – 18h30 às 20h30

Inscrições: de 12/6 até o preenchimento das vagas

35 vagas

Público-Alvo: Aberto, a partir de 16 anos, a quem goste de ler e tenha interesse em traduzir. Recomenda-se que o participante tenha conhecimentos básicos de inglês e espanhol

Plataforma: Zoom

Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/gZHCRAqgFJR1J5n46

Nesta oficina, vamos da teoria à prática. Conhecer teorias e etapas, estratégias e preocupações da tradução literária, para depois realizar exercícios de tradução para que sejam analisados entre todos, de modo que a tradução seja revisada a partir da reflexão. Basta gostar de ler e ter vontade de traduzir e mão na massa.

Ellen Maria Vasconcellos é mestra e doutoranda em literatura latino-americana pela Universidade de São Paulo (USP). Traduziu muita literatura hispano-americana ao português, como o clássico “Escalas melografiadas”, de César Vallejo; e obras contemporâneas, como “Gosma rosa”, de Fernanda Trías, e “Janeiro”, de Sara Gallardo. Também é editora, revisora, leitora crítica e professora.

 

EDIÇÃO DE FOTOS NO CELULAR – DO ZERO AO AVANÇADO

Coordenação: Bruna Grassi

Datas e horário:

TURMA A – 3, 5 e 7/7 –  14h às 16h

TURMA B –  24, 26 e 28/7 – 14h às 16h

20 vagas

Inscrições: de 12/6 até o preenchimento das vagas

Público-alvo: Plataforma: Zoom

Link para formulário de inscrição:

Turma A- https://forms.gle/yyvdYKLRJSJoBHd97

Turma B – https://forms.gle/c8Dzawrg9a5yCVot8

Esta atividade é voltada àqueles que querem aprender a editar com os seus celulares. Com metodologia mista e didática interativa, propõe uma introdução ao universo da fotografia digital com qualquer celular que possua câmera voltando o pensamento para a Pós-Produção, edição. Não é necessário ter conhecimento prévio em fotografia.

Bruna Grassi é graduada em Comunicação das Artes do Corpo pela PUC/SP, Mestre em Comunicação e Jornalismo – Fotojornalismo pela Universidade de Coimbra (Portugal), especialista em Teorias da Imagem, Fine Art e Fotografia de Shows e Espetáculos. Fez parte da equipe do Gabinete do Brasil para as Relações Internacionais da Universidade de Coimbra, onde ministrou mais de 20 palestras em todo o Brasil incluindo a embaixada de Portugal em Brasília e o consulado Português em São Paulo. Tem obras premiadas e expostas em diversos países como Brasil, Inglaterra, França, Itália, Sérvia, Bósnia e Herzegovina.

 

OFICINA: PROCEDIMENTOS DRAMATÚRGICOS EM PROCESSOS CÊNICOS E PERFORMÁTICOS

Coordenação: Johana Albuquerque

Datas e horário: 10, 12, 17 e 19/7 – 14h às 16h

50 vagas

Inscrições: de 12/6 até o preenchimento das vagas

Público-alvo: Dramaturgos, diretores, atores e teóricos, professores de teatro, estudantes de teatro, preferencialmente do interior de São Paulo.

Plataforma: Zoom

Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/AwLf5Y86e8nstKyj9

Esta oficina desenha um panorama de procedimentos dramatúrgicos contemporâneos que disparam e articulam, de forma híbrida e irreverente, a construção da poética do espetáculo. Uma viagem que atravessa as experiências pregressas que permitem também uma melhor compreensão dos aprendizados, procedimentos e legados das gerações anteriores de criadores teatrais para nós que aqui estamos em pleno século XXI, assim como, uma projeção do que pode vir a ser o teatro.

Johana Albuquerque é diretora, atriz, produtora e pesquisadora teatral. É pós-doutora pela ECA/USP e dirige a Bendita Trupe, que tem 20 espetáculos encenados na cidade de São Paulo. Em 2023 realiza Volpone, a Raposa e as Aves de Rapina, de Ben Jonson, adaptação para o palco italiano do projeto Protocolo Volpone.

 

CICLO: COMO OS FILMES CONTAM AS SUAS HISTÓRIAS

UMA BREVE HISTÓRIA DO CINEMA E OS GÊNEROS CINEMATOGRÁFICOS

Coordenadora: Christine Liu

Data e horário: 3/7 – 18h30 às 20h30

Inscrições: de 12/6 até o preenchimento das vagas

50 vagas

Público-Alvo: Jovens a partir de 16 anos e adultos interessados por cinema

Plataforma: Zoom

Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/q22uznzwJim9PHcz9

O ciclo de palestras proporciona um entendimento mais amplo sobre o cinema e a estrutura por trás da produção de um filme desde a ideia até o produto final. O cinema é uma forma de expressão artística que encanta multidões ao redor do mundo. A primeira palestra abordará como o cinema se desenvolveu desde a sua invenção até os dias atuais, passando pelas diversas fases e maneiras de contar histórias, os avanços tecnológicos e os gêneros cinematográficos que, ao longo dos anos, ajudaram a encantar e transportar o espectador para mundos imaginários.

Christine Liu produziu e dirigiu o documentário “Depois de Ontem Antes de Amanhã”, exibido na mostra competitiva da 33ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, no Cine Livraria Cultura, além de festivais no Brasil e Europa. Criou vídeo artes exibidas no MAM/SP, Sesc, Itaú Cultural e Casa de Cultura dos Mundos (Ale). Além de diversos documentários para a Unilever, Microsoft, Natura, entre outras empresas. Diretora do Festival de Cinema Asiático Traffic.

 

CICLO: COMO OS FILMES CONTAM AS SUAS HISTÓRIAS

A ESCRITA CINEMATOGRÁFICA: DA IDEIA AO ROTEIRO

Coordenadora: Christine Liu

Data e horário: 10/7 – 18h30 às 20h30

50 vagas

Inscrições: de 12/6 até o preenchimento das vagas

Público-Alvo: Jovens a partir de 16 anos e adultos interessados por cinema

Plataforma: Zoom

Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/f8x8dzGJxZ4jWaku6

O ciclo de palestras proporciona um entendimento mais amplo sobre o cinema e a estrutura por trás da produção de um filme desde a ideia até o produto final. Esta segunda palestra aborda o processo criativo por trás da construção de roteiros cinematográficos, onde o público conhecerá as etapas fundamentais para transformar uma ideia em um roteiro criativo e envolvente. Os participantes serão guiados pelas diferentes fases desse processo, desde a concepção da ideia original até a estruturação da narrativa, a construção de personagens, a criação de diálogos e as diversas partes que compõem um roteiro.

Christine Liu produziu e dirigiu o documentário Depois de Ontem Antes de Amanhã, exibido na mostra competitiva da 33ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, no Cine Livraria Cultura, além de festivais no Brasil e Europa. Criou vídeo artes exibidas no MAM/SP, Sesc, Itaú Cultural e Casa de Cultura dos Mundos (Ale). Além de diversos documentários para a Unilever, Microsoft, Natura, entre outras empresas. Diretora do Festival de Cinema Asiático Traffic.

 

CICLO: COMO OS FILMES CONTAM AS SUAS HISTÓRIAS

A PRODUÇÃO DO FILME: PLANEJAMENTO E PREPARAÇÃO

Coordenadora: Christine Liu

Data e horário: 17/7 – 18h30 às 20h30

50 vagas

Inscrições: de 12/6 até o preenchimento das vagas

Público-Alvo: Jovens a partir de 16 anos e adultos interessados por cinema

Plataforma: Zoom

Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/7qoz57H8Sh5b2UQD7

O ciclo de palestras proporciona um entendimento mais amplo sobre o cinema e a estrutura por trás da produção de um filme desde a ideia até o produto final. A produção de um filme envolve um planejamento e preparação minuciosos para garantir que todas as etapas sejam executadas de forma eficiente. Desde a concepção da ideia até a finalização do roteiro, desenvolvimento de storyboards, cronograma, orçamento, seleção de locações, elenco e equipe entre outras atividades necessárias para que o filme seja realizado dentro do prazo e orçamento visando transformar uma ideia em um filme de qualidade.

Christine Liu produziu e dirigiu o documentário Depois de Ontem Antes de Amanhã, exibido na mostra competitiva da 33ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, no Cine Livraria Cultura, além de festivais no Brasil e Europa. Criou vídeo artes exibidas no MAM/SP, Sesc, Itaú Cultural e Casa de Cultura dos Mundos (Ale). Além de diversos documentários para a Unilever, Microsoft, Natura, entre outras empresas. Diretora do Festival de Cinema Asiático Traffic.

 

CICLO: COMO OS FILMES CONTAM AS SUAS HISTÓRIAS

LUZ, CÂMERA, AÇÃO: AS FILMAGENS

Coordenadora: Christine Liu

Data e horário: 24/7 – 18h30 às 20h30

50 vagas

Inscrições: de 12/6 até o preenchimento das vagas

Público-Alvo: Jovens a partir de 16 anos e adultos interessados por cinema

Plataforma: Zoom

Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/JFfa9idx5X4vVW6h6

O ciclo de palestras proporciona um entendimento mais amplo sobre o cinema e a estrutura por trás da produção de um filme desde a ideia até o produto final. A quarta palestra abordará os elementos essenciais para capturar e transmitir histórias através das lentes, incluindo o uso adequado da iluminação, técnicas de enquadramento e movimentos de câmera, filmagens externas e em estúdio. Os participantes terão a oportunidade de entender como esses elementos contribuem para a construção da atmosfera, narrativa e impacto emocional de um filme. Serão compartilhados insights sobre o trabalho colaborativo entre diretores, cinematógrafos e equipes técnicas para garantir uma produção audiovisual bem-sucedida.

Christine Liu produziu e dirigiu o documentário Depois de Ontem Antes de Amanhã, exibido na mostra competitiva da 33ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, no Cine Livraria Cultura, além de festivais no Brasil e Europa. Criou vídeo artes exibidas no MAM/SP, Sesc, Itaú Cultural e Casa de Cultura dos Mundos (Ale). Além de diversos documentários para a Unilever, Microsoft, Natura, entre outras empresas. Diretora do Festival de Cinema Asiático Traffic.

 

CICLO: COMO OS FILMES CONTAM AS SUAS HISTÓRIAS

UMA RELEITURA DO ROTEIRO: MONTAGEM E FINALIZAÇÃO

Coordenadora: Christine Liu

Data e horário: 31/7 – 18h30 às 20h30

50 vagas

Inscrições: de 12/6 até o preenchimento das vagas

Público-Alvo: Jovens a partir de 16 anos e adultos interessados por cinema

Plataforma: Zoom

Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/ZRKqr4Fjx39SKnev6

O ciclo de palestras proporciona um entendimento mais amplo sobre o cinema e a estrutura por trás da produção de um filme desde a ideia até o produto final. A última palestra do ciclo fará uma releitura do filme através do processo de montagem e finalização, abordando técnicas que podem elevar a qualidade e impacto de uma obra audiovisual. Serão discutidos a importância da montagem na construção da narrativa, o uso criativo de recursos visuais e sonoros, bem como estratégias para a sua finalização.

Christine Liu produziu e dirigiu o documentário Depois de Ontem Antes de Amanhã, exibido na mostra competitiva da 33ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, no Cine Livraria Cultura, além de festivais no Brasil e Europa. Criou vídeo artes exibidas no MAM/SP, Sesc, Itaú Cultural e Casa de Cultura dos Mundos (Ale). Além de diversos documentários para a Unilever, Microsoft, Natura, entre outras empresas. Diretora do Festival de Cinema Asiático Traffic.

 

OFICINA: QUINTAL DE CRIAR, UMA VIVÊNCIA COM ADULTOS

Coordenação: Joice Rodrigues de Lima

Datas e horário: 4, 5 e 6/7 – 18h30 às 20h30

25 vagas

Inscrições: de 12/6 até o preenchimento das vagas

Público-alvo: Interessados a partir de 16 anos.

Plataforma: Zoom

Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/xjvvr16E1trd3eRN9

Por meio de exposição teórica, rodas de conversa e experimentação prática, os participantes irão compartilhar reflexões críticas sobre caminhos para preparar propostas artísticas convidativas e entender maneiras efetivas na condução de tais práticas e preparação dos espaços, de modo que as crianças estejam no centro de tais processos.

Joice Rodrigues de Lima é artista, educadora e pesquisadora das relações Arte e Infâncias, atualmente, cursando Doutorado em Pedagogia das Artes Cênicas, UDESC. Atuou como coordenadora e educadora em Programas, como PIÁ – Programa de Iniciação Artística para crianças e adolescentes da cidade de São Paulo, e educadora orientadora na área teatral, em instituições como SESI, SESCs, escolas e ONGs.

 

OFICINA: POESIA VISUAL COM COLAGEM – COMPOSIÇÃO E PRODUÇÃO ARTESANAL

Coordenação: Mari Ser

Datas e horário: 13, 14, 20 e 21/7 – das 14h às 16h

30 vagas

Inscrições: de 12/6 até o preenchimento das vagas

Público-alvo: Interessados em composição de imagens com colagem manual e poesia concreta, a partir de 16 anos.

Materiais necessários: pincel (chato, n.16); cola branca; tesoura sem ponta; lápis preto; lápis colorido; borracha; tinta aquarela, bloco de desenho branco 180g – tamanho A3 (ou sulfite); panos; copos descartáveis 50ml (cola e água); revistas e jornais.

Plataforma: Zoom

Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/AxvNyrx2sby3RUJ86

A oficina tem a intenção de utilizar a poesia concreta, sonora e cinética como base para produzir as diversas formas de composição de imagem. Partiremos de poetas como Augusto de Campos, Décio Pignatari, Alice Ruiz, Paulo Leminski e Arnaldo Antunes para instigar a criatividade dos participantes. Com exercícios de observação, audição, leitura e construção de imagens.

Mari Ser é fotógrafa e arte-educadora. Possui Bacharelado em Fotografia pela Universidade Senac São Paulo e Extensão em História da Arte do Continente Africano pela UFRB. Desenvolve um trabalho artístico com diversas técnicas dentro das artes visuais: fotografa e filma espetáculos teatrais, produz murais de lambe-lambe, mixed mídias. Tem um estúdio fotográfico em São Paulo. Expôs suas fotografias em locais como: Sesc Vila Mariana, Sesc Santo André, Pinacoteca de São Caetano do Sul, Centro Cultural Grajaú. Fora do Brasil expôs em Lisboa e Porto (Portugal), Salamanca, Madrid, Barcelona (Espanha). Atualmente seu trabalho pode ser visto no Memorial da Resistência e no Museu da cidade, em São Paulo.

 

OFICINA: ESCRITA E ELABORAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS

Coordenação: Bruna Motta

Turma A: 4 e 6/7 – das 14h às 16h

Turma B: 11 e 13/7 – das 18h30 às 20h30

30 vagas

Inscrições: de 12/6 até o preenchimento das vagas

Público-alvo: Artistas, produtores/as culturais, agentes culturais e gestores de projetos culturais, a partir de 16 anos.

Plataforma: Zoom

Link para formulário de inscrição:

TURMA A: https://forms.gle/5VqUtCP9ktQGK11q8

TURMA B: https://forms.gle/ZRfBMwRVqYJZ8BYP9

A oficina visa contribuir na transformação de uma ideia em um projeto. Passando por todos os pontos base de modelo de projeto para edital de fomento à cultura, iremos aprender como argumentar sobre a importância do projeto, como organizar um plano de divulgação, cronograma de execução e planilha orçamentária.

Bruna Motta é formada em ciências sociais pela Unesp de Marília, professora, escritora e produtora cultural. Atua com ações de incentivo à leitura através da organização de Slam, oficinas de escrita e do projeto Escurecendo a Questão – voltado para a difusão de obras literárias escritas por pessoas negras. Co-produtora do Festival AutonoMinas e proprietária da Lua Cheia Produções.

 

OFICINA: TEATRO E AUTOCONHECIMENTO

Coordenação: Luciana Carnieli

Datas e horário: 4, 6, 11 e 13/7 – 14h às 16h

20 vagas

Inscrições: de 12/6 até o preenchimento das vagas

Público-alvo: Pessoas interessadas em teatro e vivências artísticas, a partir de 16 anos.

Plataforma: Zoom

Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/qVHC6Arw1smzRXrr8

Esta oficina propõe a experiência artística como instrumento de crescimento e potencialização do indivíduo. O contato com o teatro proporciona conhecimento e desenvolvimento da expressão pessoal e ampliação das possibilidades de comunicação. Através da vivência teatral criativa, o participante poderá aumentar a auto percepção como indivíduo expressivo e desenvolver potencialidades de reflexão sobre si mesmo e sua relação com o outro.

Luciana Carnieli é atriz formada pela Escola de Arte Dramática/ ECA/ USP e criadora da empresa Luminária Produções Artísticas, que atua na área de produção cultural. Como arte-educadora, criou e coordenou as Oficinas “A Construção do Personagem no Teatro Musical, “A Construção do Espetáculo Solo”, “A Narração em Cena” e “Do Livro à Cena, realizadas junto às Oficinas Culturais/ Poiesis e ao SESC SP. Também apresentou a Videoaula “O Pacto com o Personagem”, realizada pelo PROAC da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa.

 

OFICINA: ANIME EM CASA

Coordenação: Eliana Ribeiro

Datas e horário

Turma A: 11, 13, 18 e 20/7 – das 10h às 12h

Turma B: 24, 26, 28 e 31/7 – das 14h às 16h

30 vagas

Inscrições: de 12/6 até o preenchimento das vagas

Público-alvo: Interessados a partir de 16 anos.

Plataforma: Zoom

Link para formulário de inscrição Turma A: https://forms.gle/tJcA2TPezCvZT8iH6:

Link para formulário de inscrição Turma B: https://forms.gle/TzbirBGbYf4Wy3c76

Através de uma conversa sobre os primórdios do cinema de animação, os aparelhos ópticos e suas aplicações, a oficina convida os participantes para refletirem sobre como é possível reproduzir as ideias através de imagens em movimento e utilizá-las de forma consciente e criativa.

Eliana Ribeiro é formada em artes plásticas pela UNICAMP (1992). Trabalhou em curtas e longas-metragens como diretora de arte e montadora. Desde 2007 trabalha junto ao Núcleo de Cinema de Animação de Campinas como monitora em oficinas de brinquedos ópticos e de cinema de animação utilizando várias técnicas.

 

CLUBE DE LEITURA: UMA VIAGEM PELA AMÉRICA LATINA

Coordenação: Felipe Souza
Datas e horário: 11, 18, 25/7 e 1, 8, 15, 22 e 29/8 – 18h30 às 20h30

50 Vagas

Inscrições: de 12/6 até o preenchimento das vagas

Público-alvo: interessados a partir de 16 anos.

Plataforma: Zoom

Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/StGgbgwKn5GxFiLG9

Clube de leitura focado na literatura latino-americana contemporânea. Cada encontro será destinado à discussão de um livro de um país (conforme cronograma), de modo a realizar um tour literário por países da América Latina. Na seleção de livros, foram priorizadas narrativas curtas de autorias menos inseridas no que comumente se chama de “cânone literário”. Além da discussão dos livros, em cada encontro haverá um panorama da produção literária contemporânea em cada país, de modo a apresentar outras obras e autores. Para uma maior imersão, serão propostos ainda exercícios de criação de textos, os quais serão lidos e discutidos ao longo dos encontros.

Felipe Souza é escritor e pesquisador. Atualmente é doutorando em Criação Literária pela USP. Como escritor, publicou o livro de contos “Enquanto o infarto não vem”; (Patuá, 2018) e o romance “Curriculum Vitae” (Patuá, 2019), premiado na “2a Edição do Edital de Publicação de Livros na cidade de São Paulo”. Também participou das antologias “Curva de Rio” (Giostri, 2017), “Carne de Carnaval” (Patuá, 2018) e “Antologia do Desejo” (Patuá, 2018). Desde 2016, ministra oficinas e organiza eventos ligados à literatura em bibliotecas e escolas públicas de São Paulo.

 

VOZ NÃO SE DÁ, SE ESCUTA – O QUE VEM ANTES? VOZES QUE NOS COMPÕEM

Coordenação: Larissa Pedrosa e Renata Oliveira

Datas e horário: 10/7 – 18h30 às 20h30

25 vagas

Inscrições: de 12/6 até o preenchimento das vagas

Público-alvo: Para jovens a partir de 16 anos e mulheres que desejam vivenciar diferentes maneiras de expressão que envolvem voz, palavra e movimento.

Plataforma: Zoom

Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/nbGJAu4DBETKzSfF8

 

A partir de práticas que proporcionam a escuta e acolhimento das participantes, serão desenvolvidas atividades que incentivam a exploração da voz como ferramenta de expressão e autopercepção, por meio da improvisação vocal, poesia, corpo em movimento, roda de conversa e outras possibilidades artísticas. A intenção é que as participantes possam escutar e valorizar suas próprias vozes e histórias. Inspiradas nas obras das artistas Daiara Tukano e Conceição Evaristo, serão desenvolvidas práticas de pesquisas corporais e vocais sobre nossa trajetória a partir de influências de mulheres que nos antecederam.

Larissa Pedrosa é professora, cantora e violonista. Formada pela Universidade Federal de São Carlos. Iniciou seus estudos no violão erudito no “Conservatório Cacilda Becker”, sendo integrante da Camerata de Violões da Instituição. Estudou canto coral no “Projeto Guri” e atuou em alguns corais em sua cidade. No ano de 2011 iniciou seus estudos na UFSCar e participou da Orquestra Experimental e do coral Madrigal. Atualmente leciona aulas particulares de violão e canto e desenvolve projetos na área da performance e arte educação.

Renata Oliveira é arte educadora com foco em educação musical e na integração das linguagens artísticas. Mestre em Música na linha “Música e Educação: processos de criação, ensino e aprendizagem” pela ECA – USP (2019) e graduada em Licenciatura em Artes – Música pelo IA-UNICAMP (2012). Estudou piano e teoria musical no Conservatório Municipal de Música “Cacilda Becker”, localizado em Pirassununga, SP, de 2003 a 2007. Há mais de 10 anos atua como educadora musical e oficineira em escolas regulares (públicas e particulares), escolas de música, espaços culturais, Sescs, projetos sociais e com formação de professores. Ministra aulas de musicalização de bebês, iniciação musical, piano, teoria musical e Arte.

 

VOZ NÃO SE DÁ, SE ESCUTA – E SE EU FOSSE EU?

Coordenação: Larissa Pedrosa e Renata Oliveira

Datas e horário: 12/7 – 18h30 às 20h30

25 vagas

Inscrições: de 12/6 até o preenchimento das vagas

Público-alvo: Para jovens a partir de 16 anos e mulheres que desejam vivenciar diferentes maneiras de expressão que envolvem voz, palavra e movimento.

Plataforma: Zoom

Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/iWsCcdXRHh8qU2hAA

A partir de práticas que proporcionam a escuta e acolhimento das participantes, serão desenvolvidas atividades que incentivam a exploração da voz como ferramenta de expressão e autopercepção, por meio da improvisação vocal, poesia, corpo em movimento, roda de conversa e outras possibilidades artísticas. A intenção é que as participantes possam escutar e valorizar suas próprias vozes e histórias. A partir das escritoras Clarice Lispector e Maria Carolina de Jesus serão investigadas as possibilidades de criação com a palavra escrita e com a voz falada.

Larissa Pedrosa é professora, cantora e violonista. Formada pela Universidade Federal de São Carlos. Iniciou seus estudos no violão erudito no “Conservatório Cacilda Becker”, sendo integrante da Camerata de Violões da Instituição. Estudou canto coral no “Projeto Guri” e atuou em alguns corais em sua cidade. No ano de 2011 iniciou seus estudos na UFSCar e participou da Orquestra Experimental e do coral Madrigal. Atualmente leciona aulas particulares de violão e canto e desenvolve projetos na área da performance e arte educação.

Renata Oliveira é arte educadora com foco em educação musical e na integração das linguagens artísticas. Mestre em Música na linha “Música e Educação: processos de criação, ensino e aprendizagem” pela ECA – USP (2019) e graduada em Licenciatura em Artes – Música pelo IA-UNICAMP (2012). Estudou piano e teoria musical no Conservatório Municipal de Música “Cacilda Becker”, localizado em Pirassununga, SP, de 2003 a 2007. Há mais de 10 anos atua como educadora musical e oficineira em escolas regulares (públicas e particulares), escolas de música, espaços culturais, Sescs, projetos sociais e com formação de professores. Ministra aulas de musicalização de bebês, iniciação musical, piano, teoria musical e Arte.

 

OFICINA: ANARCODRAMATURGIA – A PRÁTICA DA FÚRIA

Coordenação: Michelle Ferreira

Datas e horário: 18, 20, 25/7 – 18h30 às 20h30

50 vagas

Inscrições: de 12/6 até o preenchimento das vagas

Público-alvo: Dramaturgos iniciantes e iniciados a partir de 18 anos

Plataforma: Zoom

Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/58pBeZRupoQCmaHu6

Esta oficina busca convocar o participante a escrever textos inéditos e/ou a se aprofundar em trabalhos já em andamento e fomentar uma nova safra de textos contemporâneos. Por meio de aulas expositivas e exercícios práticos, os participantes poderão experimentar e compartilhar seu material a fim de receber feedbacks específicos para o desenvolvimento de sua autoralidade.

Michelle Ferreira é atriz, diretora, roteirista e dramaturga de carreira internacional com treze peças encenadas por nomes como Hugo Possolo, José Roberto Jardim, Nelson Baskerville, Eric Lenate, Maria Maya, Mario Bortolotto e Isabel Teixeira. Formada pela Escola de Arte Dramática da USP, cursou Ciências Sociais na mesma universidade e integrou por oito anos o Núcleo de Dramaturgia do Centro de Pesquisa Teatral, sob coordenação de Antunes Filho. Duas vezes finalista do Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia, com Reality Final (2009) e Tem alguém que nos odeia (2011). Fundadora da A Má Companhia Provoca, escreveu e dirigiu Os adultos estão na sala, trabalho pelo qual foi indicada ao Prêmio Shell em 2013.

 

PALAVRA MELODIA – INTERSECÇÕES ENTRE POESIA E MÚSICA

Coordenação:  Marina Wisnik

Datas e horário: 19, 20, 26 e 27/718h30 às 20h30

60 vagas

Inscrições: de 12/6 até o preenchimento das vagas

Público-alvo: Pessoas interessadas em poesia acima de 16 anos.

Plataforma: Zoom

Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/2MbBwHr3cV2jaBCRA

A oficina visa sensibilizar e instrumentalizar os participantes à criação poética, por meio do estudo das relações presentes entre palavra, melodia e ritmo, assim como entre poesia e música. Transitando entre a teoria e a prática e analisando canções da nossa MPB, o participante deverá ampliar seu repertório acerca de temas como Tropicalismo, semiótica e cultura popular, aventurar-se na criação de poesias e melodias, além de refletir coletivamente sobre as produções realizadas no grupo. Este será, também, estimulado a resgatar sua sensibilidade corporal, utilizando-a para a criação.

Marina Wisnik é poeta, compositora, palindromista e arte-educadora. Graduada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduada na Faculdade de Educação (USP), atua em diversos projetos integrando literatura, artes visuais e corporais. Ministrou oficinas de poesia em SESCs, no Centro Cultural São Paulo e na Casa do Saber. Foi facilitadora do INEQ (Instituto Nacional de Educação e Qualificação Profissional), formando professores da rede pública em “Educação poética”. Publicou um livro de palíndromos poéticos, “SÓS” pela Editora Livra (2013) e participa, com seus palíndromos, de exposições e ocupações urbanas, como o projeto “O Real Resiste” (2020) representado pela galeria Mul.Ti.Plos. Tem dois discos de canções autorais lançados “Na rua agora” e “Vás”.

/* * VLibras */