Poder Executivo Municipal

EM Maestro Pedro faz série de visitas técnicas ao Museu da Vida Marinha

EM Maestro Pedro faz série de visitas técnicas ao Museu da Vida Marinha

Durante quatro dias, na primeira semana de outubro, alunos da EM Maestro Pedro Alves de Souza, localizada na Figueira, realizaram Visita Técnica ao Museu da Vida Marinha do Instituto Argonauta, que fica no Perequê-Açu.

A ação faz parte do projeto desenvolvido pela unidade denominado “Educando Sementes para o Amanhã” em que, atualmente, está sendo trabalhado o tema vida marinha.

No Museu da Vida Marinha, os alunos puderam conhecer algumas espécies que habitaram os oceanos, em especial na América do Sul, e conhecer sobre a evolução e a biodiversidade marinha.

Entre as ações interligadas ao projeto estão os subprojetos: o primeiro deles é o Entre Rodas, no qual a unidade desenvolve temas correlatos, como meio ambiente, solidariedade e sustentabilidade; o segundo, chama-se recióleo, em que os alunos aprendem a não despejar/ descartar o óleo de cozinha de maneira errada evitando, assim, a contaminação da água.

Segundo a coordenação da unidade, a visita proporcionou experiências concretas às salas de aula e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do projeto.

 

Mais sobre o local

Ao visitar o Museu da Vida Marinha, é possível conhecer um pouco do Instituto Argonauta, que atua há 23 anos no litoral Norte de São Paulo, e contribui com a manutenção das atividades do museu, que tem entre seus objetivos a conservação do meio ambiente com foco nos ecossistemas costeiros e marinhos.

O Instituto Argonauta foi fundado em 1998 pela diretoria do Aquário de Ubatuba e reconhecido em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público).

A intenção do Museu da Vida Marinha de Ubatuba é valorizar este patrimônio, sensibilizar seus visitantes lembrando-os de onde viemos, da importância da preservação destes ambientes para a humanidade e, mais do que isso, convidando-os a refletir sobre para onde queremos ir enquanto espécie, estimulando-os a agir no presente, visando um futuro em harmonia com a natureza.

O Museu da Vida Marinha está localizado na sede do Instituto Argonauta, na Avenida Governador Abreu Sodré, 1067 – Perequê-Açu, Ubatuba/SP.

/* * VLibras */