Poder Executivo Municipal

Profissionais da saúde recebem capacitação sobre Tracoma

Profissionais da saúde recebem capacitação sobre Tracoma

Equipes de Saúde de Ubatuba estão recebendo uma capacitação da Secretaria Estadual de Saúde sobre Tracoma – doença inflamatória dos olhos que pode resultar em alterações da córnea e cegueira. Um grupo de profissionais já recebeu na última quinta-feira, dia 6, um treinamento teórico, realizado na escola Tancredo Neves e, nesta terça-feira, iniciou o trabalho de campo em alguns bairros da cidade indicados pelo Estado.

O Tracoma é uma das doenças de maior disseminação no mundo e a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima a existência de 150 milhões de pessoas diagnosticadas, das quais, aproximadamente, 6 milhões são cegas. Crianças menores de 10 anos de idade costumam ser as mais afetadas pela doença.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Ubatuba, enfermeira Alyne Ambrogi, explica que o controle do Tracoma era feito em campanhas e, recentemente, foi proposto que seja incorporado à rotina da Rede Básica de Saúde. “Na semana passada retomamos o inquérito sobre Tracoma que tinha sido iniciado em 2019 e por conta da pandemia não deu para terminar. Recebemos o treinamento e hoje saímos a campo para fazer o censo das casas com crianças até 9 anos. Após esse levantamento, algumas crianças serão avaliadas pelas equipes em relação à acuidade visual”, detalhou.

A enfermeira ressalta ainda que os bairros onde as avaliações e as buscas ativas serão feitas foram escolhidos pela Secretaria Estadual de Saúde conforme os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do município.

O objetivo principal é normatizar as atividades de controle do Tracoma e fornecer as informações e subsídios necessários ao planejamento, execução e avaliação dessas atividades. A principal forma de transmissão da doença é a direta, de olho a olho, ou indireta, através de objetos contaminados, como toalhas, lenços, fronhas, entre outros.

O diagnóstico do Tracoma é essencialmente clínico, feito através do exame oftalmológico externo. A doença inicia-se sob a forma de uma conjuntivite folicular e o objetivo do tratamento é a cura da infecção, com a consequente interrupção da cadeia de transmissão da doença.

/* * VLibras */