EM Maria da Cruz Barreto visita sede da Secretaria de Turismo

Dezessete dos 21 alunos do quarto ano da Escola Municipal Maria da Cruz Barreto, localizada no bairro do Perequê-Mirim, acompanhados da professora Vera Lúcia Felipe dos Santos, visitaram a sede da Secretaria de Turismo de Ubatuba (Setur) na manhã desta quarta-feira, 4.

A iniciativa faz parte do projeto Ubatuba: Filhos do Mar Vida Caiçara nas Águas da Mata Atlântica, iniciado em fevereiro deste ano. Em setembro, os alunos puderam estudar desde a formação do universo até chegar à cultura caiçara, para os alunos se reconhecerem como parte do meio.

“Nesse finalzinho de terceiro bimestre para início do quarto, nós estamos fazendo essa parte da história de Ubatuba. Desde setembro, nós estamos trabalhando episódios históricos, como a Paz de Iperoig, toda a história e todo o contexto. Foi feito um álbum da cidade e um álbum do folclore e trabalhamos os pontos históricos da nossa cidade, que estamos visitando hoje”, explicou a professora.

Vera ainda destacou a importância de vivenciar experiências fora da sala de aula. “Eles viam as imagens e muitos lugares eles não tinham visto. Agora, ao vivo, assim, é uma outra impressão para eles e uma oportunidade de vivenciar aquilo que já estudaram em sala de aula”, disse.

Para o secretário de Turismo de Ubatuba, Sérgio Carvalho, a História e o segmento do turismo são assuntos que devem ser abordados em sala de aula desde as bases educacionais. “Isso é importante para que o aluno se reconheça em seu espaço colaborando, assim, adquirindo consciência sobre seu patrimônio, seja na interação com a sua família, turistas e a participação futura dos alunos na sustentabilidade ambiental e social no município”, afirmou.

Carvalho ainda lembrou que existe um projeto, que já foi apresentado ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) e aguarda autorização do órgão, visando a revitalização do prédio da Setur para, inclusive, para a recepção permanente das escolas públicas.