Ubatuba: Radares da rodovia Rio-Santos passam por verificação metrológica

Cinco radares instalados na rodovia BR 101, Rio Santos, em Ubatuba, passam por verificação metrológica nesta quarta-feira, 4. A vistoria é realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) órgão delegado do Inmetro.

Segundo o Ipem, o objetivo da ação é conferir se a leitura dos radares está em conformidade com a velocidade permitida na via pública, bem como se a velocidade que o radar marca dos veículos está correta e de acordo com a legislação.

A realização da vistoria é obrigatória uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo, conforme a Portaria Inmetro 158/2022. A verificação metrológica no radar leva de 20 minutos até uma hora.

A ação envolve os fiscais do Ipem-SP que, neste caso, conta com a equipe de fiscalização da regional de São José dos Campos em conjunto com a equipe da empresa responsável pelo instrumento.

Tráfego

Ainda sobre a BR-101, a CCR RioSp, concessionária que administra trecho da rodovia, informa que o tráfego entre os km 15 e 18 e no km 4 funcionam com sistema pare e siga, devido a obras na via.