Poder Executivo Municipal

Ubatuba é contemplada com o programa Arte Urbana SP

Ubatuba é contemplada com o programa Arte Urbana SP

Traços, tinta e muita criatividade estão dando vida a um muro na rua Prof. Thomaz Galhardo e representando a cultura do povo ubatubense. A obra em graffiti intitulada “Alegria da nossa Terrinha” faz parte do Arte Urbana SP, um programa de apoio à realização de arte de rua e que contemplou Ubatuba com o projeto.

Três artistas da cidade assinam a criação, Jeferson Guedes (@Godblessart), Tiano Mendes (@tianomendess) e Fernando Viviani (@atelierdosflautas). Localizada na esquina com a rua Salvador Correa, a obra conta com cerca de 50 m² e mistura elementos da cidade, como mar, tartaruga, pássaro, folhagem, entre outras representatividades locais.

Além de colorir o espaço, a iniciativa reforça que graffiti é arte. “Estamos sempre tentando sair dos ateliês e demonstrar a nossa arte nas ruas, em escolas, pontos de ônibus e outras localidades. A arte urbana fala com a galera e precisa ser mais vista”, destacou Guedes, que foi o artista responsável pela inscrição da cidade no programa.

O município foi um dos 100 do Estado de São Paulo selecionado no edital que integra o Programa Juntos Pela Cultura, realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e a Associação Paulista dos Amigos da Arte.

“A cada trabalho deixamos fragmentos da gente e não é apenas pintar, mas produzir algo que faça sentido para alguém e para o município”, ressaltou Mendes, informando ainda que a obra em graffiti está em processo de finalização e mistura o trabalho dos três artistas plásticos.

O Arte Urbana SP é um programa de apoio à realização de murais, instalações e intervenções de arte urbana, utilizando temas e técnicas gráficas da arte de rua que compõem um conjunto de ações regionalizadas de difusão cultural.

/* * VLibras */