Prefeito Sato recebe representantes da Auskim

Na última quinta-feira, 17, o prefeito de Ubatuba, Délcio José Sato (PSD), recebeu os representantes da Associação Ubatuba de Skimboard e Disco (Auskim). Na ocasião, foi apresentado o projeto “Onda Caiçara – Escolinha de Skimboard de Ubatuba “, que visa abranger todas as escolas municipais de Ubatuba com o apoio da Prefeitura, por meio da secretaria de Educação e secretaria de Esportes. O vereador Manoel Marques também participou do encontro.

De acordo com o presidente da Auskim, Julio César dos Santos, o projeto já teve início há cerca de um mês, mas ainda está em pequenas proporções. “A iniciativa funciona como parte do contraturno escolar e hoje atende, aproximadamente, 20 crianças. Nosso objetivo é ampliar e beneficiar mais crianças”, explicou Santos. Atualmente, as aulas são ministradas na praia do Lázaro.

Outro assunto mencionado foi a intenção de construir uma sede para a Associação, que também funcionaria como sede da Escolinha.

Eventos

A Associação também compartilhou com o prefeito a realização de dois importantes eventos do Skimboard  para Ubatuba. O primeiro deles é o Circuito Brasileiro, cuja etapa final acontece no município com data prevista para os dias 25 a 29 de outubro (sujeita à alteração). Essa é a decisão do rancking, após os atletas terem disputado as três primeiras etapas, respectivamente em Ubatuba, Bahia e Espírito Santo (que ainda vai acontecer).

Aproveitando toda a estrutura, a Sununga também vai sediar a final do mundial, com previsão para acontecer de 30 de outubro a 5 de novembro. Essa é a quinta vez que a associação promove um campeonato internacional.

Segundo a Auskim, os dois eventos devem atrair cerca de 100 atletas para a cidade. Serão cinco categorias (petit amador, feminino, sonrisal (disco) e profissional.

“Esse é um esporte antigo na cidade e, como gostamos do que fazemos, fomos evoluindo a associação e aperfeiçoando a estrutura até chegar onde estamos. Somos a primeira associação  do Brasil e a mais estruturada para realizar eventos desse porte”, destacou o conselheiro da Auskim e Educador Físico, Richard de Souza. A Auskim tem 12 anos e realiza eventos em todo Brasil.

“Ubatuba precisa enxergar o grande potencial que é para o esporte. Temos a melhor praia do mundo para a prática do esporte e precisamos fortalecer ainda mais, pois além da visibilidade, funciona como fomento ao turismo”, complementou Santos.

Sato reafirmou o compromisso da Prrefeitura em apoiar a realização dos campeonatos e comemorou a iniciativa da Escolinha “Onda Caiçara”. “Temos que incentivar a prática do esporte, pois a praia da Sununga é uma referência internacional para a pratica do skimboard”, reforçou Sato.

Onda caiçara