Casa de Passagem atende população em situação de rua em Ubatuba

A Casa de Passagem e Acolhimento, equipamento vinculado à secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social de Ubatuba, realiza o serviço de acolhimento institucional a pessoas em situação de rua e o atendimento emergencial diário (com banho e alimentação) de andarilhos, itinerantes ou “trecheiros”.

Desde novembro de 2017, o espaço vem sendo administrado pela organização Ubatuba em Foco por meio de convênio com a Prefeitura de Ubatuba. “Logo que entramos na casa, fizemos melhorias no espaço físico que incluíram pintura interna e externa, arrumação de itens em condições precárias como vazamentos e piso erosionado”, explica Romerson de Oliveira, da Ubatuba em Foco.

Ele conta que outras mudanças feitas se relacionam à forma de atendimento. “Um dos problemas era que a população de rua chegava para banho e almoço e se aglomerava em frente ao espaço enquanto a casa não abria, gerando incômodo para os moradores locais. Mudamos o ritmo. Hoje eles chegam às 7 horas e já podem entrar. Colocamos um varal para esticarem algumas roupas e há um espaço para deixarem suas coisas em segurança sem perturbar a comunidade e os moradores locais”, acrescenta.

Infraestrutura e atendimentos

O espaço para pessoas acolhidas, isto é, que vivem temporariamente na casa, é composto por dois quartos masculinos e um quarto feminino, sala de estar, cômodo para leitura, lavanderia, cozinha e varanda. A casa tem ainda um espaço de recepção e de triagem de itinerantes que comparecem à casa somente para higienização e alimentação. Essa atividade acontece diariamente de segunda a sexta, das 8 às 18 horas.

Desde novembro até o início de janeiro, um total de 1.020 pessoas já tinham sido atendidas pela Casa com alimentação, banho, café da manhã e almoço. Também há espaço para pernoite, com acolhida provisória para até 10 pessoas, por 1 a 3 dias, encaminhadas pelo CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

Trabalho voluntários e atividades culturais

Outra novidade no funcionamento da Casa são as atividades que acontecem às terças-feiras à noite. “Já tivemos culto, filme e palestras”, conta Romerson. Para os que buscam a ressocialização, há um trabalho de reinserção no mercado de trabalho, que passa pelo envolvimento em trabalhos voluntários como limpeza e capina de ruas ou pintura de guias.  “Alguns aceitam e outros não, mas tem sido um trabalho bem bacana de ressocialização”, acrescenta.

As atividades incluem ainda o encaminhamento para casas e clínicas de recuperação, o contato para reestabelecimento de vínculos familiares e a repatriação de outros que desejem partir de Ubatuba. “Desde nossa entrada até o início de janeiro, quase 35 moradores foram enviados para suas cidades natal, como para Taubate, São José dos Campos e São Paulo”, finaliza Romerson.

“Trabalhar com as pessoas em situação de rua é um desafio, que a Ubatuba em Foco assumiu e vem realizando muito bem, em parceria com o CREAS”, reforça o vice-prefeito e secretário de Cidadania e Desenvolvimento, Jurandir de Oliveira Veloso, o Pelé. “E essa ação já vem dando muitos resultados positivos, como o encaminhamento de vários moradores para suas famílias e cidades de origem e a contratação de outros com carteira assinada em nosso município. É uma vitória para quem realiza esse trabalho árduo”, comemora.

– Casa de Passagem e Acolhimento: rua Hans Staden, 58, Centro.

– CREAS: rua Maranhão, 279, Centro