Poder Executivo Municipal

Levantamento apresenta série de melhorias no Sistema Único de Saúde de Ubatuba

Levantamento apresenta série de melhorias no Sistema Único de Saúde de Ubatuba

Um levantamento da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ubatuba apontou uma série de melhorias no setor desde o início da gestão do prefeito Mauricio.

O número de médicos, por exemplo, dobrou. Saltou de 12 em 2012, para 24 neste ano. Pela primeira vez na história, a cidade conta com um médico em cada posto.

“A chegada do Mais Médicos foi fundamental para o começo da reestruturação do SUS. E basta uma rápida pesquisa entre a população ubatubense para confirmar a satisfação na qualidade do atendimento dos profissionais do programa”, diz o prefeito Mauricio. “E eu posso dizer isso com propriedade pois não tenho plano de saúde e quando preciso de atendimento utilizo o SUS”, afirma o prefeito.

O resultado do esforço é a cobertura de 99% da população pela Rede de Atenção Básica. “Antes da gente assumir, havia um déficit de aproximadamente 30% dos ubatubenses sem atendimento”, conta o prefeito.

Outro destaque é a ampliação dos repasses. A Secretaria de Saúde recebeu em 2012 cerca de R$ 34 milhões. Em 2014, o valor saltou para aproximadamente R$ 46 milhões.

A maior parte foi destinada à Santa Casa, entidade independente que oferece os serviços hospitalar e ambulatorial no município.

“Não podemos esquecer do aumento da oferta de exames laboratoriais de 11 mil para 25 mil por mês e o mutirão da mamografia. Quem ficou um tempão na fila sabe muito bem do que estamos falando”, continua Mauricio.

A frota de veículos para transporte de pacientes e outras funções da pasta também aumentou consideravelmente nos dois últimos anos: de 41 para 52. Em consequência, o número de pacientes transportados por dia subiu de 83 para 98.

Vale evidenciar alguns programas em andamento, parados antes da atual gestão tomar posse: Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atençãoo Básica (PMAQ), Valorização da Atenção Básica (PROVAB), Saúde na Escola, Promoção de Cultura e Paz (COMVIV) e reorganização dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).

“Como disse em minha página do Facebook, ainda temos muitos problemas no SUS da cidade, que eu e os ubatubenses encontramos em colapso quando assumi, há apenas dois anos e meio. Reafirmo meu comprometimento em melhorar a saúde da nossa população e vou seguir trabalhando incansavelmente para sanar ou minimizar os problemas encontrados”, finaliza o prefeito.

Centro de Especialidades Médicas

Desde março de 2013, foram contratados 12 médicos especialistas para o atendimento municipal: 1 cardiologista, 1 neurologista, 1 otorrinolaringologista, 1 endocrinologista, 1 nefrologista, 1 mastologista, 2 ginecologistas, 1 clínico geral para infectologia e mais 3 psiquiatras para a área de Saúde Mental.

Pela primeira vez na história, a rede municipal conta com um quadro tão completo para o atendimento de especialidades com cerca de 25 profissionais habilitados.

Além disso, é também a primeira vez que os ubatubenses podem contar gratuitamente com médicos especializados em otorrinolaringologia, nefrologia, mastologia e endocrinologia.

Na saúde mental, as contratações permitiram uma realidade diferente no atendimento público. Contando com um psiquiatra pediátrico, a cidade passou a servir de referência para os demais municípios do Litoral Norte.

O prefeito Maurício (PT) comemora a marca e ressalta o esforço e a importância das contratações para a cidade.

“É importante dizer que, pelas diretrizes do SUS, o atendimento de especialidades é uma responsabilidade prioritária do Governo do Estado. No entanto, aqui em Ubatuba eu já sabia que não poderíamos esperar mais pelo Estado e que teríamos de investir recursos do município na contratação de especialistas para melhorar a situação da população”, ressalta o prefeito.

Funcionario
/* * VLibras */