Ubatuba saúda o verão com apresentações culturais

Para comemorar o início do Verão em Ubatuba, a secretaria de Turismo promoveu um evento que contou com apresentações culturais que saudaram o Sol, e com a participação das forças policiais do município e suas viaturas para dar às boas-vindas à estação com o acionamento das sirenes às 12h59. Toda a cerimônia aconteceu na Praça Capricórnio – exatamente o local por onde a linha imaginária que denomina o Trópico corta o município.

O evento teve início com as bailarinas de dança do ventre da oficina “Arte para Todos”, da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (FundArt), que saudaram o “astro rei” com coreografias que simbolizam os quatro elementos (terra, água, fogo e ar).

Após o acionamento das sirenes,  índios da Aldeia Boa Vista (Guarani) promoveram a Saudação ao Deus Sol, com um canto tradicional de sua cultura.

O coordenador de apresentações da aldeia, Weramirin – “pequeno relâmpago” em Guarani,  explicou sobre o ritual. “O sol, para nós, é Deus e nós respeitamos muito. Quando acordamos, agradecemos a Ele por meio do canto e, na nossa sabedoria, devemos agradecê-lo todo dia porque sem Ele não há vida na Terra”, disse.

O Cacique Altino, responsável pela Aldeia, reforçou a fala de Weraminrin, destacando a importância de não esquecer da vivência e da cultura.

Aproveitando a fala dos indígenas, o secretário de Turismo, Luiz Bischof, externou sua felicidade pelo evento em saudação ao Sol. “As quatro cidades do Litoral Norte realizaram a mesma coisa. Além disso, agradecemos o contingente da Polícia Militar que está na região, que é a segurança de quem nos visita. Vamos viver um grande verão no Litoral Norte”, convidou.

O vice-prefeito e secretário de Cidadania e Desenvolvimento Social, Jurandir de Oliveira Velloso “Pelé”, agradeceu a presença de todos e valorizou o trabalho das forças policiais, pois ”nós que moramos sabemos das dificuldades”. Ele ainda fez alusão a um ex-radialista de Ubatuba, já falecido. “Como diria nosso saudoso Jurabelo, Que venha sol em Ubatuba”, acrescentou.

O evento contou com o apoio da Fundação da Criança de do Adolescente de Ubatuba (Fundac), da Companhia Municipal de Turismo (Comtur) e da Sabesp.

Participaram as seguintes forças com suas viaturas: Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica (IML), Corpo de Bombeiros, GBMar, Polícia Rodoviária Estadual, Samu, Guarda Civil Municipal e Defesa Civil.

Ainda estiveram presentes na cerimônia o secretário de segurança Pública e Defesa Social, Rubens Martins Franco Jr, o comandante da 3º Cia do 20º BPMI, Cap.Robert Scott, Delegado Titular da Polícia Civil, Dr Ricardo Mamede, o chefe Perito Criminal, Enos Arneiro, e o biólogo Fábio Fagundes.

Dados da Operação Verão 2017/2018

Polícia Militar

A cidade recebe o reforço de 170 homens e 20 viaturas para reforçar o policiamento ostensivo e preventivo, além de contar com o helicóptero Águia.

Polícia Civil

Ubatuba contará com o reforço da Seccional de Cruzeiro. Em cada plantão, estará disponível  uma equipe com dois escrivães e dois operacionais, de sexta a domingo. A partir do dia 5 de janeiro, serão dois escrivães, dois operacionais e um delegado por plantão, também de sexta a domingo.

Polícia Científica e IML – 11 policiais em regime extra e duas viaturas. É a primeira vez, após 29 anos, que participam da Operação Verão.