Poder Executivo Municipal

Alunos da EM Manoel Inocêncio fazem trilha aquática

Alunos da EM Manoel Inocêncio fazem trilha aquática

Um total de 39 alunos do maternal II e da etapa I da EM Manoel Inocêncio, do Sertão do Ubatumirim, realizaram, na última semana, um percurso ao longo do rio. Com o acompanhamento do monitor Cristiano de Jesus Braga, do Núcleo Picinguaba, os pequenos puderam aprender sobre as características dos três tipos de mangue presentes na chamada “trilha aquática”: o vermelho, branco e preto.

Braga explicou, ainda, que se trata de um ambiente riquíssimo em nutrientes porque o mangue é considerado um berçário marinho.

Os alunos das professoras Kátia Domingues Leite e Vânia Peres Barbosa se divertiram não apenas observando e ouvindo sobre o mangue, mas, também, tiveram a oportunidade de observar um ninho de guaxe (uma espécie de ave).

A expedição contou com a companhia da agente educacional Aline Carlos Barbosa, da merendeira Célia Damásio Conceição e da mãe de aluno Thamiê Hammermeister Nesu.

Para a coordenadora pedagógica Thais Rosa dos Santos Nagy, “o contato tão próximo com a natureza traz, além da consciência da necessidade de preservação ambiental, a importância em valorizar o local de nascimento e desenvolvimento de toda uma comunidade e de onde vivem. O resgate da cultura local caiçara está intimamente ligado ao tema”.

Essa é mais uma das atividades ambientais das quais os estudantes vêm participando ao longo deste ano letivo, que começaram a partir da participação das professoras no curso de capacitação promovido pelo Aquário de Ubatuba, com aulas sobre consciência e preservação ambiental e da vida marinha nos diversos ecossistemas que existem no município.

Funcionario
/* * VLibras */