Alunos de informática do Tancredo arrecadam fundos para intercâmbio nos EUA

Alunos do terceiro ano do MIN –  Ensino Médio Integrado de Informática da Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves promovem uma “ação entre amigos” com objetivo de arrecadar fundos que custeiem um intercâmbio estudantil na Pine Manor College em Boston (EUA).

São 20 alunos que deverão passar duas semanas durante as férias do meio do ano no exterior, aprimorando seus conhecimentos.

“Fazia parte do nosso plano do Curso, durante o terceiro ano do Ensino Médio, o aluno fazer intercâmbio em uma Universidade americana e a ação é para levantar fundos para financiar isso. A ideia é que seja algo que aconteça anualmente durante o mês de julho”, destacou o professor responsável pelo projeto, Cândido Osvaldo de Moura.

A expectativa dos alunos perante a possibilidade do intercâmbio é alta.  “É uma grande oportunidade para a gente, tanto de experiência própria de conhecimento quanto para nossos currículos futuramente. Então, a gente está se esforçando bastante para chegar no nosso objetivo. Está sendo difícil, porque estamos cheios de tarefas – trabalhos, TCC, provas, Enem e o projeto, que temos nos dedicar integralmente”, disse Emerson Rosa da Cruz.

Além dos benefícios imediatos, os estudantes já estão visualizando os resultados desse investimento a longo prazo. “O principal objetivo é cursar uma faculdade Federal. Eu quero voltar para a minha cidade e trazer o que eu aprendi de fora. Quero mostrar para as pessoas que tem como você sair da sua cidade e ter um futuro, ou trazer e criar aqui.  Não precisar fazer uma Federal fora, mas fazer na sua própria cidade. Por que a gente tem que sair de onde a gente nasceu para cursar uma Federal?  Acho que isso não é certo – deixar sua família para isso, o certo é trazer esse ensino para cá. É trazer a cultura”, ressaltou a aluna Maryanna Conceição Silva.

Contribuição

Para colaborar é preciso comprar um bilhete no valor de R$ 50 reais – que pode ser adquirido com os alunos, no calçadão do centro da cidade ou em pontos de venda (lojas com a marca “Ação entre Amigos)  – que dará o direito de concorrer a um carro Chevrolet Onix LT, uma moto Honda CG150, uma TV Led, um smartphone e R$500. O sorteio é dia 25 de junho.

O Min

O Min surgiu em decorrência do Ubatubasat (projeto de iniciação científica, que teve início em 2010 com alunos de quinta serie, e é fruto de uma parceria com o INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Moura explicou que o Min surgiu da necessidade de criação de um curso cuja a ideia era preparar o aluno para trilhar uma carreira em Ciência e Tecnologia (não necessariamente informática), diferente dos cursos do segundo grau já existentes no Tancredo. Segundo ele, é um curso diferenciado, com uma carga horária maior e com disciplinas específicas, inclusive do idioma inglês, cujas aulas são diferenciadas e onde é estimulada a conversação.

“A gente quis criar aqui um curso para quem está a fim de estudar e para dar oportunidade a quem não pode pagar mil reais por mês em uma escola particular”, reforçou Moura.

Ubatubasat

O projeto Ubatubasat já levou alunos para a NASA, para o Japão (em 2013, apresentando um projeto de pesquisa em um congresso aeroespacial, cuja viagem foi bancada pela Unesco) e irá lançar um satélite no espaço em 2016 – inclusive, a equipe responsável pela construção do satélite terá uma representante participando da integração dele no Dispositivo “Deployer” (que ejeta o satélite em órbita), embarcando para Roma no dia 7 de junho. “O satélite que redesenhamos no Brasil deve ser lançado no dia 1º de outubro. Ubatuba deve passar seu aniversário com seu primeiro satélite em órbita”, comentou o professor.