Confira a programação de debates do VII Festival da Mata Atlântica

A mesa redonda “Produção e consumo responsável como atos políticos”, com Samuel Gabanyi, do Movimento Urbano de Agroecologia (MUDA) / Rede Agroecológica Caiçara e o Projeto Ulikandé, abriu no fim da tarde da última segunda-feira a programação dos debates do VII Festival da Mata Atlântica, que continua até o dia 11 de junho.

O encontro trouxe a reflexão sobre a importância de aproximar a produção dos alimentos em pequena escala, feita sobretudo por agricultores familiares, e os consumidores, do campo ou da cidade.

“Práticas como a agricultura urbana e periurbana promovem o contato com a terra e a natureza e resultam em bem estar não apenas para o indivíduo como também para a comunidade, já que reaproxima vizinhas e vizinhos em torno a essa atividade”, destacou Samuel.

O debate lembrou a importância de políticas públicas que favoreçam a desindustrialização da agricultura e estimulem o consumo de alimentos produzidos em circuitos curtos, locais, sem agrotóxicos.

Carolina Lima, secretária municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, ressaltou que em Ubatuba foi ampliada significativamente a inclusão de produtos da agricultura familiar local na merenda escolar.

O estímulo à agricultura em pequena escala também é feito através do serviço de máquinas agrícolas, como mini-trator e roçadeira, que facilitam o preparo da terra.

Os debates do VII Fema acontecem em diferentes locais: na Escola Municipal Tancredo Neves, no Aquário de Ubatuba e na Câmara Municipal. Já a programação do III Festival do Mar acontece no Tamar.

Confira a programação completa dos próximos debates do VII Fema:

1 de junho – Escola Tancredo

– 16h Palestra: Florestas e Agroflorestas Comunitárias, Oportunidades de Conservação e Meios de Vida Sustentáveis, com Saulo Eduardo Xavier Franco de Souza / LASTROP/ESALQ/USP

18h Mesa redonda: “Regularização fundiária e Comunidades Tradicionais” Deputada Estadual Leci Brandão / Juiz Federal Dr. Ricardo de Castro Nascimento / Fórum de Comunidades Tradicionais / Conselho quilombola/ MPF: Dra. Walquiria Imamura Picoli/ Defensoria Pública Estadual: Dr. Wagner Giron de La Torre / Secretaria do Patrimônio da União: Claudia Fellice / Secretaria Estadual do Meio Ambiente: Dr. Paulo Almeida/ INCRA: Mariana Sucupira.

02 de junho – Escola Tancredo

– 14h Palestra: “As Emoções Segundo a Medicina Tradicional Chinesa” com Rodolfo Giacallone,  Escola Suíça de Acupuntura.

– 16h Roda de Conversa: “Grupo Pratica integrativas e Complementares no SUS”, Grupo de PIC da Secretaria Municipal de Saúde de Ubatuba, Edmundo Gallo Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina/ FIOCRUZ

Auditório Aquário Ubatuba

– 18h30 Palestra: “Frutas da Mata Atlântica e Saúde” com Dr. Sergio Fernando Sartoni- Associação Brasileira de Frutas Raras/ Estancia das Frutas.

03 de junho – Auditório Aquário Ubatuba

– 16h Palestra: “Projeto Cachoeira- Rio Paraiba do Sul uma viagem de caiaque extremo” com Allan Yu Iwama, Pedro Oliva e pesquisadores- INPE/ CEMADEN/ UNESP-ICT/ UNIFEI/ UERJ.

– 19h Palestra: “Saneamento Ecológico” com Eng. Gustavo Machado, Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina, FIOCRUZ/FUNASA/FCT.

04 de junho – Auditório Aquário Ubatuba

-14h Palestra: “Monitoramento da Juçara ( Euterpe edulis) e da Seafortia e a fauna dispersora relacionada”, com Amanda Oliveira Fonseca, Karolina Marie V. Sebroeck.

-16h Palestra “Bora Plantar” com Carol Ramos – Projeto Bora Plantar

Câmara Municipal dos Vereadores Ubatuba

– 17h  “Mesa Redonda Agrofloresta Meio de Vida Sustentável” com Saulo Eduardo Xavier Franco de Souza / LASTROP/ESALQ/USP

– 18h – “Mesa redonda: PEC 215″ com Deputado Federal Nilto Tatto, Ministério Público Federal Dra.Walquiria Imamura Picoli, lideranças Indígenas de SP Marcos Tupã e RJ Júlio Garcia Karai Xiju.

e-flyer Fema 2016 n1 ERRATA LOGO