Alunos do Pós Médio Técnico do Tancredo visitam Usina Nuclear de Angra dos Reis

Na última quinta-feira, 08 de março, 21 alunos do Pós Médio Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Guia de Turismo da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, acompanhados de professores, participaram de uma visita técnica à Usina Nuclear de Angra dos Reis- Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), a Eletrobras Eletronuclear.

O principal objetivo da atividade foi a consolidação do aprendizado sobre teoria atômica – núcleo prótons e elétrons –, que é o princípio da produção de energia elétrica através de reações nucleares de elementos radioativos, como o urânio.

Eles ainda puderam aprender mais sobre o  Plano de Emergência da Central Eletronuclear, uso das Normas Regulamentadora, importância do uso de EPIs ( Equipamentos de proteção Individual), sem contar a  oportunidade de aprender mais sobre meio ambiente e desenvolvimento econômico e social e que a energia elétrica proporciona ao país.

“As visitas técnicas são atividades elaboradas pela equipe pedagógicas coordenação e professores que trabalham com uma soma de recursos na aprendizagem e contribuem para tornar o ensino mais estimulante e enriquecedor. Durante as visitas técnicas, os alunos têm a oportunidade de conhecer lugares interessantes, interagir com seus docentes de uma maneira mais próxima e efetiva, assim como com seus colegas, além de vivenciarem, de forma dinâmica, o conteúdo pedagógico de seus respectivos níveis”, explicou a professora Nadege Riechelmann

A atividade contempla diferentes disciplinas dos cursos, como Química Geral, Química Ambiental, Segurança do Trabalho, Segurança Laboratorial, Primeiros Socorros, Saúde e Meio Ambiente, Gestão Ambiental, Educação Ambiental, Atrativos culturais e Naturais.

Próxima visita

Nesta semana, os alunos do Técnico de Meio Ambiente terão mais uma oportunidade de atividade de campo. Eles vão conhecer o Lar Sagrado Arco Íris,no bairro do Corcovado. Na ocasião, poderão ter um maior contato com a natureza e observar técnicas de permacultura ensinadas em sala de aula. A visita será acompanhada dos professores Rafael Aguiar Costa e Leandro Lagóz.

Dados

A falta de informação e os mitos que envolvem o processo de produção e de segurança de uma usina nuclear levaram a Eletronuclear a organizar visitas guiadas e gratuitas pelos complexos de Angra 1 e 2, no litoral sul do Rio de Janeiro. A empresa ainda mantém uma exposição permanente em que é possível entender como é gerada a polêmica fonte de energia. Por ano, 21 mil pessoas procuram a Eletronuclear para conhecer a usina. A maioria é formada por estudantes, universitários e técnicos interessados em entender o processo de produção de energia nuclear.