Guarda Civil Municipal de Ubatuba adquire novos equipamentos e armamento

Na manhã desta quarta-feira, 21, o prefeito Délcio Sato (PSD) compareceu à sede da Guarda Civil Municipal de Ubatuba (GCM), no Perequê-Açu, para a entrega dos novos equipamentos e armamento adquiridos para a corporação.

Além da entrega dos três novos veículos tipo SUV, já providos de rádio, giroflex e grafismo em valor estimado de quase R$400 mil, na ocasião do aniversário de 25 anos da instituição no mês de junho deste ano, foram adquiridos novos uniformes, que, segundo o comandante da GCM, inspetor Almir Rogério Feliciano de Moura, são compostos por um material mais resistente e oferecem um maior conforto ao guarda, e, ainda, de armamento moderno – com 40 pistolas Taurus semiautomáticas, calibre .380, TH Humer – o que há de mais novo no mercado com esse calibre. Só neste ano, o investimento foi cerca de R$ 1,4 milhão, provenientes de recursos próprios.

“O guarda tem que estar bem preparado e bem equipado para oferecer segurança ao cidadão”, complementou o comandante.

O secretário de Segurança Pública de Ubatuba, Major Rubens Martins Franco Jr, agradeceu o prefeito Sato pela sensibilidade dele perante a pasta. “Nós sabemos que a segurança pública é um dever do estado, mas o prefeito faz um alto investimento em uniformes, armas, bastões, coldres, coletes, além de móveis para o prédio da GCM, a fim de oferecer ao guarda a tranquilidade para ele exercer sua função”, explicou.

Franco ainda acrescentou que devem ser entregues outros materiais, como munições, 12 armas de choque e spray espargidor de gás lacrimogêneo – armas consideradas não letais. “Tudo isso para beneficiar não só os moradores, mas, também, turistas e veranistas que nos visitam”, acrescentou.

O prefeito reconheceu que esses são requisitos básicos para a segurança pública do município

“Temos a 27ª cidade mais segura. A nossa segurança pública, não tenho dúvida, está em boas mãos. Agradeço aos responsáveis e a todo o efetivo. Vamos em frente, trabalhando em favor da população”, enalteceu Sato.

Sobre capacitação

O comandante Almir ainda destacou que, para esse novo armamento, haverá um curso de tiro na intenção de aprimorar a habilidade do guarda ao manusear uma arma semiautomática.