Na última quarta-feira, 08, foi a vez da secretaria de Educação de Ubatuba realizou uma live, pela página oficial da Prefeitura no Facebook, para prestar contas do trabalho desenvolvido no município e dos investimentos. A transmissão foi conduzida pelo prefeito Delcio Sato e pela secretária Pollyana Gama.
Dentre os vários assuntos abordados, o destaque foi para os três eixos norteadores do trabalho da pasta: humanização (foco nas pessoas), gestão (administrativa) e aprendizagem.
Pessoal
O primeiro deles se refere à importância da valorização das pessoas que atuam junto às mais diversas frentes da Secretaria, como a instituição da Equipe de Formação, e a atenção aos funcionários, buscando “cuidar de quem cuida” além de ofertar cursos e capacitações constantes.
Gerenciamento
O segundo é a gestão administrativa, acompanhando e se adequando às transformações na Educação da cidade. Foram citados temas desde a qualidade da alimentação escolar, com a preocupação de oferecer alternativas mais saudáveis e nutritivas, com a aquisição de alimentos provenientes da agricultura familiar local, a introdução do arroz orgânico, a substituição do açúcar refinado pelo cristal e a inserção do peixe mais vezes no cardápio, até as reformas e manutenção das escolas, com a construção de quadras, salas de aula e a parceria com as comunidades.
Práticas de aprendizagem (foco no aluno)
Desde o início da Gestão várias foram as inovações implantadas:
- Núcleo de Formação Permanente, com professores da Educação Básica da rede municipal sendo remunerados para participar das constantes formações (em breve, haverá um espaço amplo e especialmente destinado para a realização desse trabalho;
- Revisão Curricular, desenvolvida por um Grupo de Trabalho que se reúne remotamente para a criação do Currículo Municipal, documento que norteará os caminhos da educação municipal nos próximos anos;
- Educação Integral, que está sendo implantada em algumas escolas do município;
- Sistema de Avaliação, para acompanhamento constante do desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem da rede;
Além deles, é importante destacar o avanço concreto referente ao trabalho da Educação Inclusiva, que conta com uma equipe multidisciplinar profissional para auxiliar os alunos e professores e também desenvolvem os projetos Pérola, em parceria com a secretaria de Saúde, e o Programa de Integração da Coletividade (PIC), em parceria com os professores de Educação Física.