Poder Executivo Municipal

Educação de Ubatuba produz Documentário “Encontro das culturas tradicionais de Ubatuba”

Educação de Ubatuba produz Documentário “Encontro das culturas tradicionais de Ubatuba”

A Secretaria de Educação de Ubatuba, em parceria com a EM José Belarmino Sobrinho, localizada no Puruba, promove a gravação do documentário “Encontro das culturas tradicionais de Ubatuba – tecendo saberes entre educação e cultura” na manhã deste sábado, 06. A ação conta com a participação dos alunos da escola e de representantes de comunidades tradicionais e caiçaras do município. O objetivo é a valorização e o fortalecimento da cultura local.

Haverá degustação de comidas típicas e, também, uma roda de saberes na qual cada representante deve comentar um pouco sobre a cultura de sua comunidade e os alunos darão seguimento, contribuindo com as falas por meio do trabalho que já vem sendo desenvolvido.

Participarão da roda o Cacique Aldeia Boa Vista, Marcos Tupã; o representante da Congada do Puruba, Robinho; o representante do Fandango Caiçara de Ubatuba, Mario Gato; a representante do Quilombo da Fazenda, Camila; a professora de História da escola Belarmino, Keila e o pesquisador sobre comunidades quilombolas, Alex.

O documentário ainda vai conter apresentações culturais, como congada de Bastões de São Benedito (Puruba), coral Guarani Nhamandu Nhepomu’a  (Aldeia Boa Vista), “Grupo Ô de Casa” (Quilombo da Fazenda) e Fandango Caiçara de Ubatuba.

BNCC

O projeto também atende a algumas competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – o documento que determina os direitos de aprendizagem de todo aluno cursando a Educação Básica no Brasil. Dentre elas:

Repertório cultural

Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural

Trabalho e projeto de vida

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais, apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

/* * VLibras */