Professores ubatubenses recebem orientação sobre avaliação de aprendizagem

Doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Cláudia Oliveira ministrou palestra no último dia 29 de abril para cerca de 100 professores das escolas municipais de Ubatuba na E.M Tancredo Neves.

Organizado pela Secretaria Municipal de Educação, o encontro debateu a importância das avaliações que vêm influenciando o ensino e as possíveis implicações para a gestão e para o trabalho pedagógico no âmbito escolar.

Cláudia é professora de História na rede estadual de São Paulo e atua principalmente nos temas Política Educacional, Avaliação Educacional e Gestão Educacional.

A escolha do tema da palestra deve-se à proximidade do 1º ciclo de avaliações de 2015 e à iniciativa de apresentar características relevantes para os profissionais da rede municipal, como a utilização da Prova Brasil e da Provinha Brasil, da ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização) e do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP).

De acordo com a palestrante, essas avaliações têm gerado mudanças nas propostas e ações de natureza pedagógica e administrativa e lembrou que no Brasil a iniciativa vem direcionando as decisões no âmbito das políticas públicas de Educação.

Avaliação de Aprendizagem e Avaliação de Desempenho foram as questões mais debatidas durante o encontro. A primeira tem foco no processo e a segunda foco no resultado, o que gerou uma discussão representativa de ideias e opiniões dos professores sobre nota, instrumento de avaliação e a ação de avaliar.

De acordo com Nadia Basso, secretária municipal de Educação, a iniciativa de trazer a palestra faz parte da força tarefa que busca implantar melhorias para o avanço da educação no município. “Investimos em uma política de educação eficaz. Sempre em defesa da educação pública de qualidade”, enfatiza Nadia.