Roda de conversa discutirá Plano Municipal da Primeira Infância

O Comitê Ubatuba do Programa Primeiríssima Infância convida toda a população a participar de roda de conversa sobre o “Plano Municipal da Primeira Infância” que se realizará nesta quarta-feira, 15, às 16h30, na Câmara Municipal – Rua Antônio Marques do Vale, 250, Silop – Ubatuba. O evento contará com a participação de representantes do governo, vereadores, sociedade civil, além de membros do Comitê e integra a programação da 3ª Semana do Bebê.

Conforme previsto na Constituição Federal, a garantia dos direitos da criança é um dever compartilhado entre poder público, sociedade e famílias e deve ser tratado com absoluta prioridade. Por esse motivo, a secretaria de Educação e o Comitê do Primeiríssima Infância têm realizado mensalmente reuniões para a elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI).

O PMPI deverá orientar os gestores públicos ao longo dos próximos anos e servirá de ferramenta de acompanhamento do que está sendo feito no município pelas crianças que se encontram nesta etapa da vida, que vai até os seis anos de idade.

“É muito importante que o plano seja construído de forma conjunta e contemple a responsabilidade e as possibilidades de contribuição de todas as partes”, explica a supervisora de ensino Ileana Solera, presidente do comitê responsável pela construção do plano. Ela conta que uma das ações de destaque nesse processo é a escuta ativa de crianças dessa faixa etária que estão na rede municipal de ensino ou que são atendidas pela Santa Casa e Assistência Social, bem como aquelas que são de comunidades quilombolas e aldeias indígenas. Para isso, foram realizadas em abril capacitações com os professores e coordenadores da rede Municipal de ensino, além de reuniões pontuais nas diversas secretarias do Município.