5º Batizado de Capoeira do Grupo Berimbau Mundo homenageia mestre Formiga

Entre os dias 16 a 18 de outubro aconteceu o 5º batizado de capoeira, troca de cordas e oficina cultural com a formatura do mestre João Caldeira Coelho – mestre Formiga – do grupo Berimbau Mundo, que existe há cinco anos. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Ubatuba, através das secretarias de Educação e Esportes e Lazer, além de outros patrocinadores.

As atividades começaram no dia 16 com uma roda tradicional de rua na avenida Iperoig para recepcionar os participantes que vieram de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia. A cerimônia de formatura aconteceu no dia 18, no Ginásio Tubão, e contou com a presença do prefeito Mauricio Moromizato, do secretário de Esportes e Lazer, Saulo Gil de Carvalho, e de Maria Gabriel do Prado, a presidente do Quilombo Caçandoca.

Mestre Formiga pratica capoeira desde 1984 e recebeu esse título de surpresa, que foi entregue por seu mestre José Portes, da Lagoinha, do Grupo Guelê Aprendizes da Capoeira. Formiga é professor do projeto Namaskar, no Sesmaria, onde desenvolve projetos sociais de maneira voluntária na escola Anchieta, além do Perequê Mirim, entre outros lugares.

“Desde que assumi, tenho compromisso com a capoeira porque é uma atividade que enriquece a cultura, a educação e o esporte da cidade. Além das construções e inaugurações da roda de capoeira na pista do skate Centro e no Centro Esportivo do Ipiranguinha, fazemos um esforço para fomentar ainda mais esse trabalho intersecretarias para o fomento da prática”, destacou o prefeito Maurício. Ele ainda agradeceu os esforços dos mestres Portes e Formiga em reunir as pessoas e promover esse tipo de atividade.

“Fazemos o trabalho de inclusão social utilizando a capoeira como um veículo pedagógico”, conta Lenilson Antonio de Oliveira (Valderrama), monitor do grupo Berimbau Mundo.

Para saber mais sobre o grupo, visite a página no Facebook: https://www.facebook.com/berimbau.mundo