Escolinhas de Natação e Futebol retornam até dia 19

As aulas da escolinha municipal de natação de Ubatuba retornam no dia 15 de maio. Em média, são atendidas 300 crianças com faixa etária de 06 a 12 anos. As aulas acontecem durante a semana, em horários das 8 às 11h30 e das 13h30 às 16h10 na piscina municipal.

“A secretaria fez um esforço para iniciar as aulas o quanto antes, superando os problemas administrativos e conseguindo atender a juventude. O objetivo é melhorar ainda mais a estrutura para poder oferecer mais vagas e abranger um número maior de alunos”, comentou o coordenador da Piscina Municipal, Hamilton Pinho de Castro.

Castro ainda enfatizou a importância da modalidade, pois Ubatuba é uma cidade litorânea  – o que aumenta a procura que, às vezes, chega a ser maior se comparada a modalidades como o futebol.

Futebol

As escolinhas de futebol devem retornar suas atividades até o dia 19 de maio. No campo da Estufa II, as aulas iniciam no dia 16. São duas categorias  – dentinho: 10, 11 e 12 anos (completos no ano atual) e dente de leite: 13, 14 e 15 anos (também completos no ano atual e para qual ainda há vagas.)

“Foram chamados professores para ocupar os cargos e, com a chegada deles estamos iniciando as aulas e trabalhando de uma forma correta”, explicou o coordenador Municipal de Futebol, Andre Paulo Aliste.

Já no Tubão, as atividades já tiveram início em abril. As aulas acontecem às segundas e quartas-feiras, das 9 às 10 e das 10h às 11 de manhã e à tarde das 13h às 14 e das 14h às 15h, para a categoria fraldinha: 7, 8 e 9 anos (completos no ano atual). Ainda restam algumas vagas e os interessados podem comparecer à secretaria municipal de Esportes e Lazer para mais informações.

A Escolinha Municipal de Futebol Rubens Sales treinou atletas que hoje são profissionais da modalidade, como Felipe Azevedo, que joga atualmente na Tailândia, e Alez Reinaldo (Jubinha), que é titular do São Caetano, time que subiu para a primeira divisão do Paulista em 2017. Além deles, dois atletas estão em Portugal: Joaquim Kayan e Leandro Toledo.

Contraturno escolar

O projeto Contraturno, realizado em parceria com a secretaria municipal de Educação, acontece em diferentes unidades escolares do município. Até o dia 19, as aulas também devem ter início. Nas escolas municipais João Alexandre e Maria da Cruz Barreto as atividades já estão em andamento. As escolas municipais que ainda estão aguardando são Mário Covas, Madre Maria da Glória, Maestro Pedro, Agostinho Alves da Silva, Sebastiana Luiza de Oliveira Prado e Virgínia Lefevre.

As unidades Nativa Fernandes de Faria e Altimira Silva Abirached são contempladas com aulas, porém, por meio de outro projeto, denominado “Mais Educação”.

De acordo com Aliste, na EM Maestro Pedro, a procura inicial pelas aulas foi surpreendente, totalizando 36 meninos e 22 meninas inscritas.

“O projeto Contraturno é essencial para a expansão da modalidade – categorias campo e salão – em Ubatuba. Além disso, permite que o aluno possa praticar o esporte próximo a sua residência e em um local em que ele já está habituado, o ambiente escolar. O esporte é importante, pois tira os alunos das ruas”, finalizou o coordenador municipal de Futebol.