Fim de semana promete ondas e muito surfe em Ubatuba

Ubatuba tem uma programação recheada de competições esportivas no fim de semana. O destaque, em sintonia com um dos títulos que a cidade recebe, vai para o surfe.

De sexta-feira a domingo, 18 a 20 de outubro, a praia de Itamambuca reúne a mulherada que arrasa nas ondas para disputar a sequência do Circuito Brasileiro de Surf Feminino – campeonato criado pelo surfista Wiggolly Dantas e que, agora, ganha o reforço do convênio firmado entre a União, por intermédio da Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, e a Prefeitura Municipal de Ubatuba –por meio da secretaria de Esportes e Lazer (SMEL).

Duas competições são resultado do convênio já citado. Como em maio, mês que foi promovida a primeira etapa, ainda não contava com o mecanismo liberado, a Família Dantas, que idealizou o evento em parceria com o Poder Público Municipal, decidiu manter a disputa por respeito às atletas que já haviam se programado para a competição.

A decisão dos títulos será feita nesta terceira e última etapa, em que os grandes destaques ficam para as disputas profissionais, nas categorias pro-adulto e na pro-júnior, definindo as novas campeãs da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp). Para amantes do esporte que não puderem acompanhar as baterias direto de Itamambuca, haverá transmissão online ao vivo pelo site www.fpsurf.com.br.

A programação do evento, no sábado, 19, ainda conta com um bônus, que é a ação de limpeza de praias, promovida pela Ong Esmeralda. Quem desejar participar, pode comparecer ao canto direito da praia, às 10h30.

Já quem tiver pela Praia Grande, também no sábado, 19, a partir das 8 horas da manhã, poderá conferir a 2ª edição do Festival Sesh Surf.

Serão duas categorias em disputa: Open Litoral Aberto e Open Vale Paraibano, com a participação geral de quase 70 atletas. De acordo com o organizador, Iran Santos, a premiação da Open Litoral será uma passagem para o Peru mais mil reais em dinheiro para o primeiro lugar; uma prancha, um kit e R$500 reais para o segundo lugar; para o terceiro lugar, um bloco de prancha e R$300 reais e, para a quarta colocação, um bloco de prancha, kits e R$ 200 reais. Já para a Open Vale, premiação é uma passagem mais prancha e kit para o primeiro lugar, prancha mais kits para o segundo, uma bike e kits para o terceiro e, para o quarto, um bloco de prancha mais kits.

Condições do mar

De acordo com o Boletim das Ondas, a previsão é que o vento pode permanecer fraco nos próximos dias, o que pode deixar a textura do mar lisa, favorecendo a formação das ondas. No sábado, as condições do mar serão mais fracas e as ondas devem quebrar com no máximo 1 metro em alguns picos. No domingo, a direção da ondulação volta a mudar e passa a predominar de sul-sudeste, com ondas de no máximo 1 metro.

Natação

No domingo, 20, a partir das 7h30, acontece o 22º Circuito de Águas Abertas de Ubatuba. Essa é a terceira e última etapa da competição, realizada na Praia do Perequê-Açú – em frente ao Terminal Turístico. Os percursos são de 250 metros, 500 metros, 1000 metros e 3000 metros.
Todo atleta que completar a prova e estiver devidamente inscrito receberá medalha de participação. Os três primeiros atletas de cada categoria receberão premiação distintas.

Os cinco primeiros colocados geral da prova de 3000 metros masculino e feminino, receberão premiação especial e o primeiro e a primeira atleta inscritos por Ubatuba que completarem a prova de 3000m serão premiados com o troféu “Delmar Soares Correa” (masculino), e na categoria feminino, o troféu “Cidade de Ubatuba”.

Crédito foto do Brasileiro Feminino de Surf (em destaque)  :Daniel Smorigo

Ubatuba Aguas Abertas