Milhares prestigiam passagem da Tocha Olímpica em Ubatuba

O espírito dos jogos olímpicos, a alegria e a paz marcaram a passagem do revezamento da Tocha Olímpica na última quarta-feira, 27, em Ubatuba. Milhares de pessoas compareceram em todo trajeto, desde a região do Ipiranguinha até a Praça de Eventos.

A tocha foi conduzida por cerca de 40 pessoas, das quais sete de Ubatuba. A delegação de condutores da cidade foi sorteada de maneira democrática entre os inscritos na Escola Municipal de Esportes e envolveu critérios como balanço de gênero e geração, além de incluir desportistas das categorias iniciante/amadora e profissionais.

O percurso começou com a atleta Maria Machado, de 87 anos, a mais idosa ainda a treinar e competir em Ubatuba, representando a cidade nos Jogos do Idoso.

Jessica Argolo dos Santos, jogadora de vôlei, aluna da escola Sueli, Patrick Campos Fonseca, jogador de basquete, aluno da Escola Municipal de Basquete, Luiz Claudio Graglia Cozza (Huka), triatleta de destaque, Suelen Naraisa, bicampeã brasileira de surf, e Jerusa Parada Suguimoto, professora de ginástica rítmica da EM Mario Covas, também integraram a delegação de condutores ao longo do trajeto.

O ponto alto da festa – a chegada na Praça de Eventos – ficou por conta do Sr. Nelson Domingos Batista, 65 anos, que conduziu a Tocha na canoa Maria Comprida, representando a cultura caiçara.

Desde a década de 70, é a segunda vez que a Maria Comprida vai para água. Ela foi especialmente restaurada e pintada para a passagem da Tocha.

A solenidade também contou com apresentações da Banda Lira Padre Anchieta, além do Coral da Aldeia Indígena Boa Vista e do Fandango Caiçara, que valorizaram a cultura local.

O evento não gerou custos para os cofres da Prefeitura, responsável pela organização e divulgação do evento.

Rumo ao Rio de Janeiro

Antes de chegar a Ubatuba, última cidade do estado de São Paulo a ser visitada, a Tocha Olímpica passou por Taubaté e São Luiz do Paraitinga.

Em seguida, foi conduzida à Paraty. A jornada do símbolo termina na capital do Rio de Janeiro, no dia 5 de agosto, com a abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Estagiario