UB515 Ultra Triathlon tem largada em Ubatuba

A avenida Iperoig, em Ubatuba, será o ponto de partida para 28 atletas que irão disputar a 4ª edição do Erdinger Alkoholfrei UB515 Brasil Ultra Triathlon, único triathlon da América do Sul na distância Ultraman.

A prova, que tem início na Capital do Surf e vai até o Rio de Janeiro, começa a partir das 6 horas da manhã de sexta-feira, 5, e vai até domingo,7, totalizando um percurso em que os triatletas terão de nadar 10km, pedalar 421km e correr 84,4km; a competição é feita nos mesmos moldes do Campeonato Mundial, que é realizado há 34 anos na ilha de Kailua-Kona, no Havaí (EUA). As largadas acontecem sempre às 6h e o tempo final para concluir cada etapa deste triathlon é de 12 horas.

Excepcionalmente, esta edição contará com a presença do americano Curtis Tyler, criador do Ultraman havaiano, que vem ao Brasil para conhecer a versão nacional do desafio.

Alexandre Ribeiro, hexacampeão mundial do Ultraman e diretor do UB515, enfatizou a importância da presença de Tyler.

“Curtis Tyler representa a história do Ultraman, pois a ideia de contornar a ilha de Kona nadando, pedalando e correndo, concluindo um total de 515km, veio dele. Sua vinda para assistir à prova tem um significado muito grande, ratificando que nosso trabalho está no caminho certo”, afirmou Ribeiro.

Expansão

Alexandre Luna, parceiro de Ribeiro no comando do UB515, ressaltou o crescimento da prova.

“Nesta 4ª edição teremos a presença de atletas de nove estados brasileiros, todos muito experientes em triathlons de longa distância e com várias competições de Ironman nas costas. Um fato interessante e inédito em provas de Ultraman no mundo é que pela primeira vez pai e filho competirão juntos”, destaca Luna.

Os cearenses Anderson Lira, de 44 anos, e Peterson Lira, 25, representam, nesta edição do UB515, uma das palavras mais citadas no evento: a “família”.

Pela primeira vez, pai e filho alinharão juntos para desafiar uma competição de ultraman.

Para Anderson, a experiência de já ter concluído a competição o estimulou.

“Vou desafiar meus limites físicos e mentais em busca de evolução espiritual. Esta prova tem conceitos familiares e de tratamento ímpar, que nos meus 16 anos de esporte jamais havia visto. Então, quero esse ano realizar o sonho compartilhado de finalizar o UB515 com a companhia do meu filho dentro do evento”, salientou.

Para Peterson, o sentimento não é diferente.  “Este ano quero cruzar a linha de chegada ao lado do meu pai. Vejo nestas distâncias uma competição interna, onde não apenas o físico importa, mas a inteligência e o poder de superação falam mais alto”, frisou o jovem.