Poder Executivo Municipal

Diretora de Controle Interno de São José dos Campos visita controladoria de Ubatuba

Diretora de Controle Interno de São José dos Campos visita controladoria de Ubatuba

Por indicação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, a diretora de Controle Interno de São José dos Campos visitou a Controladoria Geral do Município de Ubatuba (CGM) na última terça-feira, 31, a fim de conhecer as metodologias de trabalho utilizadas na cidade e trocar experiências e conhecimento com o órgão municipal.

Essa foi a terceira, vez só nesse ano, que a Controladoria de Ubatuba recebeu responsáveis por órgãos de controle de outros municípios, como Tremembé e Cunha, devido às indicações do Tribunal de Contas –  mérito fruto da qualidade do trabalho desenvolvido pela CGM.

Elena Kimie Tateishi foi recebida pelo Prefeito de Ubatuba, Délcio Sato (PSD) e, em seguida, se reuniu com o controlador de Ubatuba, Ralph Luiz Solera, com quem conversou sobre  procedimentos de auditoria, exames e acompanhamento das contas de ambos os municípios.

Outros temas abordados durante o encontro foram os sistemas informatizados de controle e fiscalização de gestão pública, implantações de sistemáticas e metodologias de controle interno – que visam evitar problemas, erros, desvios e até fraudes nos atos públicos.

“A Controladoria de Ubatuba pôde fornecer detalhes acerca do sistema e-CGM, pioneiro na região e desenvolvido pelo próprio órgão, que está informatizando o atendimento a demandas de controle interno e externo (como Tribunal de Contas por exemplo), dando agilidade, transparência e confiabilidade às respostas das Requisições recebidas pela municipalidade”, explicou Solera.

A CGM também mostrou seus novos mecanismos de controles de diversos aspectos da gestão municipal, como pagamento de horas extras, diárias e adiantamentos, fiscalização de convênios e parcerias, conferência de repasses, exames de resultados orçamentários e arrecadação, e aplicação de recursos e pagamento de fornecedores.

“Parabenizo o Ralph pelo desempenho de suas funções. Que maravilha contarmos com profissionais assim aqui na Prefeitura: um funcionário efetivo que recebeu elogios do Tribunal por sua capacidade profissional”, reconheceu Sato.

Funcionario
/* * VLibras */