Poder Executivo Municipal

Empreendedores de Ubatuba participam de oficina sobre Fluxo de Caixa

Empreendedores de Ubatuba participam de oficina sobre Fluxo de Caixa

Para orientar empreendedores que se preparam para mais uma temporada de verão, o  Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae Aqui Ubatuba trouxe mais uma atividade para o município. A oficina “Fluxo de Caixa – Informações e ferramentas práticas para garantir a saúde financeira de seu negócio” aconteceu na segunda-feira, 26, e foi sediada na Associação Comercial de Ubatuba (Aciu).

A formação gratuita contou com a presença de empresários, ambulantes, interessados em ter seu próprio negócio, profissionais liberais dentre outros, e foi ministrada pela analista de negócios do Sebrae, Tatiana Amorim.

Foram abordados assuntos como o passo a passo para preparar e entender as movimentações de um negócio, incluindo o controle de entradas e saídas, contas a pagar e a receber, fluxo e projeção de caixa.

A oficina é uma realização do Sebrae Aqui Ubatuba com o apoio da Prefeitura Municipal, Aciu e Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Ubatuba (Sinhores Litoral Norte).

O Sebrae Aqui Ubatuba fica na av Dona Maria Alves, 850, e atende de segunda à sexta-feira, das 9h às 17horas.

 

Confira o currículo da palestrante Tatiana Amorim:

Atualmente como analista de negócio no Sebrae, Tatiana tem experiência de 10 anos em instituições financeiras, 06 anos em atendimento consultivo para planejamento e abertura de novos negócios, gestora de equipes terceirizadas, ministrou centenas de cursos e palestras sobre gestão empresarial, 3 anos de experiência como micro-empresária setor de alimentação e varejo.

 

Depoimentos

Caio Taira – planeja abrir um pequeno negocio

Ainda não possui empresa, mas disse que frequenta os cursos regularmente para não se aventurar e investir em algo de forma equivocada. “ O fluxo de caixa é algo bem acessível a todos, não é preciso contratar alguém ou fazer uma faculdade especifica para poder lidar com esses números.”

 

Geni Xavier – estacionamento de veículo e lava rápido ecológico Vera verão

Eu era predadora da minha própria empresa e o Sebrae me ajudou a ter essa clareza e me exercitar para eu pensar o que eu poderia mudar e eu mudei. Tive acesso ao banco do povo, que facilitou minha vida por meio de investimento; hoje eu sei exatamente qual é meu produto e, hoje também, trabalho com estoque. Devo isso ao Sebrae.

 

Patricia Gonzales – ambulante de alada de frutas na praia

Os cursos do Sebrae estão sendo muito importantes para mim, na área de fluxo de caixa, marketing e outras atividades. O Sebrae está dando uma oportunidade muito grande para poder crescer no comércio de Ubatuba.

 

Fabio Insard – clinica medica Astro

É imprescindível conhecermos as ferramentas e estratégias para não misturar valores e números financeiros da pessoa física com a jurídica. O Sebrae trouxe algo de uma forma simples, um exercício que fizemos em sala de aula, mas que é o que vivenciamos no cotidiano.

 

Diego Santos – Cafeteria Diju cafezinho

Arquiteto, Santos possui um escritório há 14 anos e, há dois, ele e o sócio decidiram abrir um café ao lado do escritório. No início, eles não tinham nenhuma visão do que poderiam fazer. “ Entendi que era preciso entender a fundo o que é uma pequena empresa e ter o conhecimento de gestão. O Sebrae tem ajudado bastante a gente, dando um norte para sabermos o que é melhor para uma empresa.

Sebrae Fluxo de Caixa (1)

Funcionario
/* * VLibras */