Semana da Educação chega ao fim com saldo positivo

A XXI Semana da Educação de Ubatuba foi encerrada na noite da última quarta-feira, 31 de julho, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto. Após três dias intensos de palestras e oficinas, a noite que finalizou a programação contou com a apresentação do Ballet da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – Fundart e com a palestra do psicólogo Dr. Augusto Cesar Maia, que abordou “O segredo dos vencedores”.

Durante sua fala, Maia também comentou sobre os desafios de ser educador, principalmente quando é preciso lidar com as próprias dificuldades. Ele ainda usou um trecho de um texto do professor e pesquisador José Moran, que sintoniza com o tema da semana “Somos todos Educadores”.

“Num sentido mais amplo, todos somos educadores

Somos educadores de nós mesmos,

se vivemos cada etapa da vida com coerência,

aprendendo a lidar com nossas dificuldades,

contradições, defeitos,

e avançamos, no ritmo possível,

tornando-nos pessoas mais afetivas, engajadas, realizadas.”

O destaque do último dia de programação foi a realização de oficinas práticas na EM Tancredo de Almeida Neves. Foram cerca de 12 temas com a participação de mais de 800 professores.

A maioria delas, foi ministrada por profissionais da Rede Municipal, que compartilharam suas experiências e suas boas práticas, promovendo troca e incentivo entre os colegas. Outras oficinas também foram lideradas por profissionais convidados. A iniciativa ainda contou com a parceria de outros setores, como a secretaria do Meio Ambiente, que promoveu a doação de mais de 100 mudas nativas.

“Foi uma semana de muita partilha. Ainda temos que aprimorar muita coisa, mas cada momento vivido foi incrível. Agradecemos a participação de todos e a toda a equipe, que se dedicou para que a semana fosse um sucesso”, comemorou a secretária de Educação, Pollyana Gama.

Segundo ela, nos próximos dias, será disponibilizada uma avaliação online para que os participantes possam apresentar suas percepções sobre a semana. “Embora o contato direto com a comunidade escolar nesses dias tenha nos dado um retorno positivo, sabemos da necessidade e queremos aprimorar nosso trabalho”, acrescentou Pollyana.

A avaliação dos participantes foi positiva, principalmente, pela oportunidade de participação, não somente de professores e gestores na Semana, mas de todo o corpo de profissionais da escola e, também, os pais.

De acordo com a palestrante prof. Dra. Maria Aparecida Diniz, que juntamente com a prof. Ma. Kelly Rosa expuseram o tema “somos educadores em busca de uma escola de qualidade” para agentes administrativos, secretários de escola, estagiários, agentes educacionais e monitores de aluno, a secretaria foi ousada e acertou na percepção de envolver todos, pois como o próprio tema da semana propõe, todos exercem o papel de educador.

Confira a Galeria de Fotos: