Gabinete Itinerante da Prefeitura de Ubatuba chega na região Norte

Na última quarta-feira, 31 de julho, o Gabinete Itinerante da Prefeitura de Ubatuba chegou na região norte do município atendendo reivindicações das comunidades do Camburi, Picinguaba e Almada. Participaram da iniciativa o prefeito Délcio Sato (PSD), acompanhado dos secretários municipais de Infraestrutura, Segurança Pública e Defesa Social, Habitação, a chefia do Gabinete, a assessoria de Assuntos Comunitários, o administrador da regional Norte e representante da Saúde.

No início da manhã, o encontro com a comunidade do Camburi contou com a presença de 22 moradores, entre representantes do Quilombo e da vila de pescadores. O prefeito Sato determinou o atendimento imediato das demandas de recuperação das pontes que dão acesso ao Quilombo e à rua Timbuias e, também, a recuperação da estrada com a operação tapa-buraco. Outras reivindicações voltadas para a educação, saúde e transporte urbano serão encaminhadas para avaliação e proposta de soluções. O Camburi conta com cerca de 300 famílias que totalizam mais de 1.200 pessoas.

A presidente da Associação do Quilombo do Camburi, Queli Lúcio Iartelli, aprovou a iniciativa da prefeitura de estar mais próxima da comunidade em busca de soluções. “Pra gente fica difícil sair do bairro e ir à prefeitura reivindicar. Hoje demos um passo importante com a presença do prefeito e secretários”, comemorou Iartelli.

Ainda pela manhã, o Gabinete Itinerante chegou na Picinguaba, onde se reuniu com 40 moradores. Foram feitas sete reivindicações e, destas, quatro terão prioridade: transporte escolar, castração, iluminação e a operação tapa-buraco na estrada. Outras questões relativas à educação e segurança pública foram encaminhadas às respectivas secretarias para solução. O bairro da Picinguaba conta com cerca de 150 famílias que somam pouco mais de 600 pessoas.

Neusa Rodrigues dos Santos, comerciante e moradora da Picinguaba há 34 anos, considerou a reunião produtiva. “Acredito que este tipo de encontro com o poder executivo deveria acontecer com mais freqüência e, assim trazer soluções imediatas”, finalizou Neusa.

No começo da tarde, a comitiva do Gabinete Itinerante reuniu-se com a comunidade da Almada. Com cerca de 30 moradores, a reunião gerou algumas demandas importantes para a comunidade. De imediato, o prefeito Sato orientou a continuidade da operação tapa-buraco na estrada, instalação de luminárias e, ainda, o apoio da secretaria de Meio Ambiente para a liberação de verba pelo Fehidro para o saneamento básico no local.

O presidente da Associação de Moradores da Almada, Ailton dos Santos Conceição, encerrou agradecendo ao prefeito pela proximidade com a comunidade. “Esta ação do Gabinete Itinerante é fundamental, já que temos muito pouco tempo disponível para ir atrás da prefeitura. As coisas estão muito melhor por aqui já que contamos com a presença constante da regional Norte”, disse Conceição.

O prefeito Sato agradeceu às comunidades pela receptividade e pelo interesse de todos. “Somente juntos é que poderemos fazer Ubatuba ainda melhor. Estar próximo da comunidade dá um maior dinamismo à nossa gestão e mais resultados positivos aos bairros. O Gabinete Itinerante é um instrumento de cidadania, que leva benefícios a todos”, encerra Sato.