Acumulados de chuva em Ubatuba ultrapassam os 100 mm

Conforme previsto no alerta emitido pela Defesa Civil do estado e da Marinha do Brasil, fortes e intensas chuvas atingiram o Litoral Norte desde a noite de ontem, 12, colocando Ubatuba em estado de alerta –  quando o índice pluviométrico acumulado supera a marca de 100 milímetros em 72 horas.

Chove muito e a marca dos pluviômetros já passou do índice de normalidade. A área central, Região Centro Sul do município, já apresenta pontos de alagamento. A avenida Rio Grande do Sul já teve o trecho aeroporto sentido bairro interditado. Solicita-se aos motoristas que evitem trafegar pela referida rota.

Os rios Tavares e Rio Grande estão cheios, o que também intensifica o acúmulo de água. Os alagamentos acontecem em áreas críticas, como Perequê-Açu, Itamambuca, Toninhas, Praia Grande, Tenório e Parque Vivamar. Outro agravante é a cheia da maré, que dificulta o escoamento das águas. No momento, a maré está em 0,8, entretanto, seu nível mais crítico está previsto para a madrugada, quando deve chegar a 1,2.

Na manhã desta quarta-feira, 13, a Defesa Civil vistoriou na primeira hora os bairros Sesmaria e Estufa II para verificar as áreas de risco de alagamento e deslizamento. Ainda não há desabrigados, mas a água na Estufa II, rua Harmonia (local onde reside a família que ficou alojada no centro de convenções na última semana) já chega a altura da cintura.

Caso a chuva persista, a probabilidade de deslizamento é grande porque o solo já está saturado. Cidades vizinhas enfrentam o mesmo problema.

Confira o acumulado de chuvas nas ultimas 72 horas:

Centro 140 mm
Estufa II 129 mm
Ipiranguinha 151 mm
Itamambuca 161 mm
Lagoinha 105 mm
Lázaro 117 mm
Marafunda 161 mm
Perequê-Mirim 130 mm
Praia Dura 139 mm
Puruba 112 mm
Tenório 131 mm

Atualização da situação –  quinta-feira – 14 de fevereiro

No momento, os acumulados continuam altos ou seja, os solos estão encharcados, o que favorece a ocorrência de deslizamentos. Por isso, a Defesa Civil reforça que a população permaneça atenta.

Não houve nenhuma ocorrência após as chuvas desta quarta-feira, 13. A água já baixou e as regiões que estavam alagadas estão voltando ao normal. O índice dos rios estão normalizados e o nível da maré está em 0,4 (que deve encher por volta de meio dia, chegando a 0,8).

A avenida Rio Grande do Sul está liberada para tráfego normal.

A previsão é que as chuvas continuem até domingo  – mas em locais isolados e de maneira inconstante, como trovoadas de fim de tarde.