Poder Executivo Municipal

Prefeitura participa de reunião da Comissão de Produção Orgânica do Governo Federal em São Paulo

Prefeitura participa de reunião da Comissão de Produção Orgânica do Governo Federal em São Paulo

A secretaria municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SMAPA) participou na segunda-feira, 29 de maio, da reunião bimestral com a Comissão de Produção Orgânica do Estado de São Paulo do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (CPOrg-SP/MAPA), no Instituto Biológico, em São Paulo.

A comissão é composta por diversos segmentos da cadeia de produção orgânica no Estado e tem participação paritária de entidades governamentais e não-governamentais. Trata-se do principal fórum para a discussão de políticas públicas na área da produção orgânica, o que possibilita encaminhamentos para alterar e criar legislações que atendam melhor às necessidades de produtores e consumidores. A comissão também é um espaço de compartilhamento de experiências exitosas de outros municípios do Estado.

A Prefeitura de Ubatuba tem cadeira na Comissão de Produção Orgânica (CPOrg) há vários anos. Ubatuba é referência no Estado de São Paulo pelas suas iniciativas voltadas para a agricultura familiar, agroecologia e produção orgânica.

A Prefeitura de Ubatuba foi representada por Márcia Araújo, chefe da divisão de Produção, Conservação e Qualidade de Alimentos, da secretaria municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SMAPA).

“As discussões em pauta permitiram uma melhor visualização do cenário atual da cadeia produtiva dos alimentos orgânicos em São Paulo e também quais parcerias podem somar ao que já vem ocorrendo em Ubatuba. Por isso a participação nas reuniões dessa comissão é de grande importância”, destaca Araújo.

Cláudio dos Santos, secretário da SMAPA, apoia as ações voltadas para a Agroecologia e a Produção Orgânica desenvolvidas em parceria com as entidades governamentais da secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo presentes no município, como a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), e também com outras entidades ligadas ao setor.  “O trabalho em parceria poderá trazer grandes benefícios para os produtores de Ubatuba”, afirmou Santos.

 

Funcionario
/* * VLibras */