Prefeitura participa de reunião da Comissão de Produção Orgânica do Governo Federal em São Paulo

A secretaria municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SMAPA) participou na segunda-feira, 29 de maio, da reunião bimestral com a Comissão de Produção Orgânica do Estado de São Paulo do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (CPOrg-SP/MAPA), no Instituto Biológico, em São Paulo.

A comissão é composta por diversos segmentos da cadeia de produção orgânica no Estado e tem participação paritária de entidades governamentais e não-governamentais. Trata-se do principal fórum para a discussão de políticas públicas na área da produção orgânica, o que possibilita encaminhamentos para alterar e criar legislações que atendam melhor às necessidades de produtores e consumidores. A comissão também é um espaço de compartilhamento de experiências exitosas de outros municípios do Estado.

A Prefeitura de Ubatuba tem cadeira na Comissão de Produção Orgânica (CPOrg) há vários anos. Ubatuba é referência no Estado de São Paulo pelas suas iniciativas voltadas para a agricultura familiar, agroecologia e produção orgânica.

A Prefeitura de Ubatuba foi representada por Márcia Araújo, chefe da divisão de Produção, Conservação e Qualidade de Alimentos, da secretaria municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SMAPA).

“As discussões em pauta permitiram uma melhor visualização do cenário atual da cadeia produtiva dos alimentos orgânicos em São Paulo e também quais parcerias podem somar ao que já vem ocorrendo em Ubatuba. Por isso a participação nas reuniões dessa comissão é de grande importância”, destaca Araújo.

Cláudio dos Santos, secretário da SMAPA, apoia as ações voltadas para a Agroecologia e a Produção Orgânica desenvolvidas em parceria com as entidades governamentais da secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo presentes no município, como a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), e também com outras entidades ligadas ao setor.  “O trabalho em parceria poderá trazer grandes benefícios para os produtores de Ubatuba”, afirmou Santos.